Costa Norte Escola

Comunicando para educar

 

Criatividade e noção de cidadania. As frases do 4º Concurso do Sistema Costa Norte de Comunicação, em parceria com a Sabesp, revelaram que os alunos do 5º ano da rede municipal de ensino de Bertioga estão conscientes da importância da preservação da água. A premiação aconteceu nesta quinta-feira (16), na Casa do Educador. Letícia Sawana Araújo de Santana foi a vencedora, seguida por Tamires Caroline e Daniel Simon da Silva. Eles ganharam um vídeo game Play Station II, cada um.

conquistou o 3º lugar, Tamires, o 2º, e Letícia, o 1º

Também foram premiadas as escolas: a EMEF Delphino Stockler de Lima, e a professora Sabrina Quintas, em 1º lugar; a EMEF Dino Bueno e a profª Wilma Erdmann, em 2º; e a EMEF Giusfredo Santini e a profª Esmeralda Simon da Silva, em 3º. Tanto as escolas quanto as docentes receberam uma máquina fotográfica digital, cada.

Frases

No concurso havia a pergunta: ‘Qual a melhor maneira de economizar água neste Verão’. A frase da aluna Letícia – “Atenção! Devemos da água cuidar, não gastar e não acumular, pois o mosquito da dengue pode te pegar!” – conseguiu fazer dois alertas para a população, um deles para não gastar água em excesso e outro para não acumular de forma errada, para evitar a proliferação do mosquito da dengue. “Pesquisei e pedi ajuda para minha mãe para ter ideia”, contou a vencedora.

Já Tamires, que também pesquisou para se inspirar, disse ter adorado o prêmio. “Eu na tenho vídeo game”. Ela venceu com a frase: “Feche a torneira e tome banho rapidão, assim não faltará água nesse Verão”.

Daniel relata que ficou nervoso com o concurso. “Era a única chance que eu tinha de ganhar o prêmio”. A frase que lhe conferiu o 3º lugar foi: “Água! Vamos usar com moderação e como bons cidadãos ter bastante atenção para não faltar neste Verão!”.

Bons frutos

Para o gerente da Sabesp de Bertioga, Rogério Osti, essa série de concursos envolvendo os alunos municipais, além de promover educação, faz com que as crianças se conscientizem sobre a importância do uso racional da água. “As crianças podem desenvolver um trabalho também com as suas famílias. Essa semente plantada dará frutos no futuro”.

Participação

Mais de mil crianças, do 1º ao 5º, participaram da série de concursos do Costa Norte, iniciado em setembro. O 1º deles foi o de Redação, com tema: “Água tratada e saneamento básico: fontes da vida”. O 2º, de Ilustração, teve o tema: “Água: de onde vem, pra onde vai”. E o 3º, de Poesia, o tema foi: “Rios de Bertioga”.

O diretor do Sistema e idealizador do projeto, Roberto Zaidan, já anunciou a intenção da ampliação do concurso. “Vamos tentar envolver mais alunos, do 6º ano 9º ano. É uma proposta muito interessante e queremos ampliar”.

Os concursos serão suspensos durante as férias escolares e retornarão no início de fevereiro de 2011.

Print
Categories: Sem categoria