OBRAS NA VIA

DER adota sistema pare e siga em trecho da Rio-Santos no litoral norte de SP

A medida foi tomada após reclamações de centenas de usuários sobre congestionamentos frequentes e até acidentes no trecho

Redação
Publicado em 02/03/2024, às 12h30 - Atualizado às 13h37

FacebookTwitterWhatsApp
Rodovia SP-55, no trecho de Caraguatatuba; melhorias  devem ser concluídas no segundo semestre - Foto: Reginaldo Pupo
Rodovia SP-55, no trecho de Caraguatatuba; melhorias devem ser concluídas no segundo semestre - Foto: Reginaldo Pupo

Para minimizar os impactos das obras no trecho urbano da rodovia Rio-Santos (SP-055), em Caraguatatuba, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) adotou o sistema 'Pare e Siga' e ampliou o número de equipes de controle do tráfego. A medida foi adotada em conjunto com a prefeitura e a empresa responsável pelas obras, na sexta-feira (1º).

A medida foi tomada após reclamações de centenas de usuários sobre congestionamentos frequentes e até acidentes no trecho. As obras de recuperação e aplicação de nova camada de asfalto, iniciadas em 2022, causam paralisações do tráfego, atrasos em compromissos e consultas médicas, e até mesmo acidentes. Profissionais da área da saúde relatam dificuldades em chegar aos hospitais e unidades de saúde.

Em um dos casos, a relações públicas Camila Aquino sofreu um acidente no dia 24 de dezembro em um trecho já finalizado da obra, ao passar por um bueiro com a tampa solta. "Meu carro rodou várias vezes e quase atingiu a pista contrária", relata Camila, que teve o veículo parcialmente destruído.

congestionamento na rio-santos
A medida foi tomada após reclamações de centenas de usuários sobre congestionamentos e até acidentes no trecho - Foto: Divulgação/WhatsApp

Por meio de nota enviada à reportagem, o DER garantiu que os serviços seguem o projeto aprovado, e a segunda camada será aplicada conforme planejado. Quanto à responsabilidade por acidentes, o órgão afirma que “estão sob jurisdição policial e judicial, não competindo ao DER”.

O departamento informou, ainda, que as obras foram suspensas em datas festivas e durante o Carnaval, para evitar transtornos aos usuários. A previsão é que a revitalização e as melhorias sejam concluídas no segundo semestre, com investimento de R$ 56 milhões.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!