ELEITORES

272ª Zona Eleitoral promove ação de cidadania em aldeia indígena

Ação coletou dados de etnia e língua, contabilizou a emissão de 100 títulos e fez demonstração do uso da urna eletrônica, dentre outras atividades

Redação
Publicado em 28/08/2023, às 09h22

FacebookTwitterWhatsApp
Desde 2018 o cadastro eleitoral vem ampliando as medidas de inclusão social a fim de acompanhar a evolução da sociedade - 272ª Zona Eleitoral de Santos
Desde 2018 o cadastro eleitoral vem ampliando as medidas de inclusão social a fim de acompanhar a evolução da sociedade - 272ª Zona Eleitoral de Santos

A Zona Eleitoral 272ª de Santos promoveu nos dias 2 e 16 de agosto uma significativa ação de cidadania, com o foco voltado para os direitos das comunidades indígenas. A ação ocorreu na Aldeia Rio dos Silveiras, situada na Terra Indígena Guarani do Ribeirão Silveira, demarcando a divisa entre Bertioga e São Sebastião.

O evento obteve um expressivo sucesso, conforme relato da servidora da 272ª Zona Eleitoral de Santos, Denise Brito Santos Lourenço. Foram contabilizados quase 100 títulos de eleitores emitidos, abrangendo alistamento, revisão e transferência, o alistamento de novos eleitores foi a atividade mais proeminente, especialmente aqueles que estavam prestes a votar pela primeira vez.

Denise explicou os resultados da ação: “Na ocasião foram coletados os dados de etnia e língua como formas de identificar os eleitores que fazem parte de comunidades, assentamentos, povos e comunidades tradicionais”.

Além das diversas atividades, foi conduzida uma palestra que elucidou a importância da representatividade indígena na política. Além disso, houve uma demonstração interativa da urna eletrônica, permitindo que os presentes simulassem um dia de votação.

Essa ação teve o objetivo de ampliar as medidas de inclusão social, a fim de acompanhar a evolução da sociedade e aprimorar as informações que identificam cada cidadão brasileiro no cadastro eleitoral.

Além de estar alinhada com os propósitos da Agenda 2030 da ONU, sobretudo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 (Redução das desigualdades) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), a ação atende à Resolução TSE 23.659/2021. Essa resolução considera a organização social, costumes, línguas, crenças e tradições das comunidades indígenas no âmbito da prestação de serviços eleitorais. A iniciativa também auxilia na quantificação de indígenas em cada Zona Eleitoral. 

Denise comentou também sobre futuros projetos: "Para a justiça eleitoral cada voto é importante,  por isso a 272ª Zona Eleitoral de Santos pretende realizar futuramente outras ações semelhantes a ocorrida na aldeia indígena Rio das Silveiras, na qual os indígenas tiveram a oportunidade de ter um título de eleitor pela primeira vez e orientações para um voto consciente"

A Aldeia Indígena Rio das Silveiras ocupa uma região que abrange Bertioga e São Sebastião, onde alguns indígenas exercem seu voto em duas escolas públicas localizadas no bairro de Boraceia, em Bertioga, por estarem mais próximas da aldeia.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!