ANIVERSÁRIO

Conheça a história da ONG Amigos da Água, que completa 24 anos

Ideia para o início da entidade nasceu de um momento de dor, mas lembra a todos que a água significa vida e precisa ser preservada

Esther Zancan
Publicado em 14/12/2023, às 09h57

FacebookTwitterWhatsApp
A água é um direito básico de qualquer ser humano - Imagem ilustrativa/Pixabay
A água é um direito básico de qualquer ser humano - Imagem ilustrativa/Pixabay

Só quando ela falta é que damos o devido valor a esse bem tão precioso ao ser humano e à vida como um todo do planeta Terra: a água. E, em Santos, uma entidade trabalha há 24 anos para preservar este líquido vital. Estamos falando da ONG Amigos da Água.

A Amigos da Água fez aniversário no dia 10 de dezembro. E, não é uma coincidência ela “soprar velinhas” no mesmo dia em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, afinal, se a água é sinônimo de vida, logo ela é um direito básico de qualquer ser humano. 

E pensar que tudo começou com um cálculo renal! É isso mesmo, a famosa “pedra no rim”. Miguel Escandon, presidente da ONG, trabalhava na Faculdade de Medicina de Santos quando se deparou com um paciente que sofria com um cálculo renal de dimensões anormais. Escandon acabou por se colocar no lugar daquele paciente, que tanto sofreu para expelir o cálculo, já que a dor provocada por esse problema é uma das mais fortes que o ser humano pode suportar. Desse episódio surgiu a ideia de juntar amigos em torno de uma causa: a própria água. Não era para menos, pois uma água saudável, potável, distribuída à população como um todo, sem distinções de nenhuma natureza, significa vida, e uma pessoa sadia tem mais condições de proteger o meio ambiente. 

Logo, Escandon levantou essa bandeira, com campanhas contra a poluição e a contaminação da água. Essas campanhas que a ONG realiza também são focadas na preservação da água, para que ela seja utilizada da melhor forma possível, e que seja ingerida na quantidade certa para a não formação de cálculos renais e benefício de outras funções metabólicas do corpo humano.

As campanhas da Amigos da Água são dirigidas ao público em geral, em forma de palestras, exposições, caminhadas, corridas, tudo isso para conscientizar a população para que use a água de uma forma racional, sem excessos.

Logo da ONG Amigos da Água
Campanhas da ONG são focadas na preservação da água - Reprodução

Um dos desdobramentos principais da ONG é o departamento de climatologia, chefiado pelo climatologista Rodolfo Bonafim. O próprio Bonafim lembra que, já que a atmosfera é constituída de vapor de água, e ela volta para nós depois de ser evaporada, na forma de chuva, então, ter o controle estatístico do que ocorre com o clima é uma das formas de monitorar a água. 

Disruptores endócrinos

E em se falando de água, Bonafim chamou a atenção para um problema que quase não se comenta e não se divulga, que é a questão dos disruptores endócrinos. Mas o que é isso? Bem, eles são resíduos de medicamentos como antidepressivos e anticoncepcionais, que o ser humano elimina pela urina, e isso acaba não sendo filtrado nas estações de tratamento de água, pois são partículas muito pequenas. Seria preciso uma tecnologia especial (nanotecnologia) para filtrar esses resíduos.  

Esses resíduos acabam sendo despejados em mangues, nos rios e nos mares, e depois voltam para nós quando ingerimos os peixes, por exemplo. Dessa forma, esses disruptores alteram todo o metabolismo do corpo humano, “bagunçando” o sistema hormonal. A ONG Amigos da Água vem trabalhando para que esse tema seja mais debatido na sociedade.

Celebração

Para comemorar os 24 anos de existência da Amigos da Água, a ONG convida para uma missa que será celebrada no próximo domingo, dia 17 de dezembro, às 10h, pelo padre José Paulo, na Igreja da Pompéia, em Santos (Praça Benedito Calixto, Pompéia).

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!