SAÚDE ANIMAL

Entenda porque é estritamente proibido dar chocolate para os pets

Este alimento é proibido para cães, gatos e quaisquer outros tipos de animais de estimação, podendo causar intoxicação, convulsão e outros males

Matheus Alves
Publicado em 29/03/2024, às 14h17

FacebookTwitterWhatsApp
O cacau possui teobromina, extremamente danoso para a saúde dos animais - Reprodução/Internet
O cacau possui teobromina, extremamente danoso para a saúde dos animais - Reprodução/Internet

O chocolate é conhecido mundialmente como o símbolo da Páscoa, além de ser uma das guloseimas mais amadas por qualquer pessoa. Este quitute está presente em muitos lares principalmente neste período do ano, quando é comemorado neste domingo (31) a ressurreição de Jesus Cristo.

Porém, embora a sua popularidade seja inegável, este doce, que é o mais amado do mundo, ainda gera preocupações nos donos de animais de estimação.

É de conhecimento geral que o chocolate é prejudicial à saúde dos pets, mas o quão danoso pode ser?

A equipe do Portal Costa Norte conversou com a médica veterinária especializada em nutrição pet, Carla Maion, para responder as principais dúvidas relacionadas a este alimento.

O que o chocolate pode causar nos animais?

Carla Maion explica que chocolates que tenham o cacau como principal ingrediente, ou seja, os que tem de 60% para cima deste produto, são ricos em uma substância chamada de teobromina, um composto que o corpo dos pets não digerem: “Por isso é importante salientar todos os tutores que vão comemorar a Páscoa que não ofereçam de jeito nenhum chocolates para os seus animais de estimação”, alerta a especialista.

A médica veterinária continua e revela que a teobromina pode causar intoxicação nos pets mesmo que seja ingerido em pequenas quantidades: “Os principais sintomas são digestivos, então vômitos e diarreias, além também de alterações na respiração e batimento cardíaco. Também é comum que o animal comece a salivar e ficar muito agitado”, comentou Maion.

A especialista ressalta que, caso o pet tenha ingerido o alimento, é de extrema importância avisar o médico veterinário da situação: “Cada minuto conta para que o animal não sofra com este possível incidente”.

Existem doces próprios para os pets?

Sim, existem doces feitos exclusivamente para os animais de estimação. Como explica a dra. Maion, esses produtos substituem o cacau pelo alfarroba, uma vagem que é colhida da árvore ceratonia siliqua, enquanto que a substância que é altamente tóxica aos animais são removidos dos frutos do cacaueiro.

“Apesar de alimentos feitos com base neste ingrediente (alfarroba) serem recomendados para o consumo dos pets, é necessário dar aos animais em pequenas quantidades”, alerta a médica veterinária.

Matheus Alves

Matheus Alves

Formado em 2019 pela Universidade Paulista (Unip-Santos). Atua nas áreas de política e cultura geek.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!