PREVISÃO DO TEMPO

Frente fria avança, derruba onda de calor e verão encerra com chuva e ressaca no litoral

Verão chega ao fim no próximo domingo (20) e a previsão é de tempo instável sobre o litoral; outono chega derrubando as temperaturas devido a uma nova frente fria sobre a costa, diz Climatempo

Lenildo Silva
Publicado em 18/03/2022, às 09h56 - Atualizado às 10h26

FacebookTwitterWhatsApp
Previsão do tempo fevereiro TEMPO NO LITORAL Homem segurando guarda-chuva em meio a uma intensa chuva. Fim da descrição. - Juarez Rodriguesm/D.A Press
Previsão do tempo fevereiro TEMPO NO LITORAL Homem segurando guarda-chuva em meio a uma intensa chuva. Fim da descrição. - Juarez Rodriguesm/D.A Press

A frente fria, que aumentou a chuva dos últimos dias e deixou casas destruídas, ruas alagadas e famílias desabrigadas no litoral paulista, já se afastou da região. Mas a presença de ar quente muito úmido mantém as condições para formação de grandes nuvens carregadas, que vão provocar mais pancadas de chuva neste fim de semana.

Nesta sexta-feira (18), haverá maiores períodos de sol, porém, as pancadas de chuva devem voltar a acontecer à tarde à noite e as chances de temporal são baixas. O outono vai começar com mudanças bastante expressivas entre São Paulo e o Rio de Janeiro, por causa do avanço de uma nova frente fria.

Forte frente fria à vista

O Instituto Climatempo emitiu um novo alerta para a chegada de uma forte frente fria especial, durante a virada do verão para o outono. Segundo os meteorologistas, esta frente fria especial é de forte intensidade e vem trazendo uma quantidade de ar frio, de origem polar, que há muitas semanas não se sente no Brasil.

Chuvas intensas

Neste período, o litoral de São Paulo deve receber volumes bastante expressivos e com potencial para provocar problemas na região. Na Baixada Santista, a chuva demora um pouco mais para começar, mas o período da noite será marcado por temporais também.

Já no domingo (20), a frente fria continua avançando pela costa paulista e reforça as instabilidades. Todo litoral segue com tempo fechado e com potencial para temporais ao longo de todo o dia, inclusive no período da manhã. A chuva aumenta no Litoral Norte, Vale do Paraíba, na região da Serra da Mantiqueira e sul do Rio de Janeiro.

Ressaca

A Defesa Civil de Santos, informou que no final de semana o avanço da uma frente fria causará instabilidade no tempo com possibilidade de temporais com incidência de raios. A maré poderá ultrapassar 2,1m na tarde de domingo (aumento de até 70 cm em relação à tábua de marés).

(Costa Norte)

Desastre da semana

A cidade de Guarujá foi uma das regiões do litoral paulista mais atingidas pela chuva volumosa provocada pela passagem da frente fria na madrugada de terça-feira (15). Segundo dados do Cemaden Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais, entre 18 horas do dia 14 e 18 horas de 15 de março, aproximadamente, algumas áreas do Guarujá receberam quase 185 mm de chuva.

Famílias ficam desabrigadas após forte chuva em Guarujá Alagamento em Guarujá (Reprodução internet)

Em Santos, na região do Estuário, o acumulado foi de 110 mm em 24 horas. São Sebastião, na praia de Toque-toque Pequeno, choveu 82,5 mm nesse período e na Ilhabela choveu 79,8 mm. Todo esse volume de chuva sobre a Baixada Santista deixou casas destruídas, ruas alagadas, houve queda de árvores e famílias tiveram que sair de suas casas às pressas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!