SUBIU A TEMPERATURA

Calorão: confira dicas de lugares para se refrescar no litoral norte de SP

De acordo com o Instituto Cimatempo, a temperatura no litoral norte neste final de semana pode chegar a 40ºC e o clima é ideal para visitar a região

Gabriela Petarnella
Publicado em 22/09/2023, às 16h13

FacebookTwitterWhatsApp
O litoral norte tem diversos atrativos naturais para se refrescar - Turismo de Base Comunitária Baía de Castelhanos
O litoral norte tem diversos atrativos naturais para se refrescar - Turismo de Base Comunitária Baía de Castelhanos

Nesta semana, segundo o alerta divulgado pelo MetSul Meteorologia, o país está passando por uma intensa onda de calor, com termômetros chegando a marca de 40 graus. O jeito, então, é procurar bons lugares para fugir dos centros urbanos e o litoral norte é ideal se a intenção for se refrescar nas muitas praias e cachoeiras da região.

A previsão do Climatempo para as quatro cidades do litoral norte, mostra temperaturas que variam entre 21 e 39 graus até o próximo domingo (24). Por isso, separamos dicas de lugares imperdíveis para visitar. Confira:

Ilhabela

Cachoeira do Gato
Cachoeira do Gato - Divulgação Prefeitura Ilhabela

Neste calor, nada melhor do que visitar uma cachoeira que oferece uma experiência turística completa. A Cachoeira do Gato, encanta por sua queda d'água de aproximadamente 40 metros de altura, uma das maiores da cidade, em meio à paisagem formada pela Mata Atlântica.

A trilha de acesso tem cerca de dois quilômetros, com início no canto esquerdo da praia dos Castelhanos, um cartão postal do município. O lugar conta com uma infraestrutura que oferece apoio aos visitantes, por meio de uma guarita com serviço de orientação, equipada com banheiros e duchas.

Além disso, a trilha foi recentemente reestruturada com corrimãos e escadarias que facilitam o percurso. Ao longo do caminho o visitante pode fazer três paradas contemplativas: no Mirante do Francês, que permite uma bela visão da praia dos Castelhanos e da mata ao redor; em um deck localizado na base da cachoeira que permite vê-la de baixo; e em uma ponte que faz parte do acesso, mas que é um ótimo cenário para fotos e vídeos.

Quem visita, pode tomar um refrescante banho no poço formado embaixo da queda d'água e ainda renovar as energias para caso queira retornar para a praia de Castelhanos, ou seguir em frente para uma pequena faixa de areia mais isolada, a praia do Gato. Os passeios podem ser agendados com as agências de receptivos da cidade ou por meio do projeto local de Turismo de Base Comunitária.

São Sebastião

Cath SR
Mirante da Praia da Calhetas - Cath SR

A indicação aqui é a praia de Calhetas, que por ser uma península, é dividida ao meio, formando "duas praias em uma". No lado direito, a areia é mais clara e macia, mas o mar tem mais ondas. Já no lado esquerdo, o mar é mais tranquilo e com mais pedras; a faixa de areia também é menor. A península ainda conta com um extenso gramado e muitos coqueiros, que oferecem aos visitantes um aconchegante espaço com sombra.

A entrada é sinalizada na rodovia Rio-Santos e fica localizada entre as praias de Toque Toque Pequeno e Toque Toque Grande. A guarita do Sítio Calhetas é o acesso para a praia - a entrada é liberada e gratuita para pedestres. A partir da guarita, o caminho leva menos de 10 minutos, por um percurso pavimentado no meio da mata.

O lugar ainda reserva algumas surpresas. Um ponto de parada obrigatório é a cachoeira, o acesso também é pouco depois da entrada no Sítio Calhetas, virando à direita e percorrendo uma trilha bem curta de cerca de 100 metros.

Além disso, há também o Mirante ou Ponta de Calhetas logo em frente à entrada da praia. O acesso é por uma escada curta e a vista do mirante é de uma beleza única, além de ser perfeita para fotos e para admirar o pôr do sol.

Ubatuba

Divulgação Fundação Florestal
Praia Maior na Ilha das Couves - Divulgação Fundação Florestal

A Ilha das Couves é um dos destinos mais procurados por turistas em Ubatuba, no litoral norte, pois sempre impressiona por sua beleza natural, cercada por águas cristalinas. A ilha oferece duas praias aos visitantes, uma delas, conhecida por diversos nomes, dentre eles praia Menor ou praia de Fora. Ela é ideal para banhos e mergulhos, principalmente quando o movimento de barcos está reduzido, com ondas suaves e pouco movimento. A outra opção é a praia Maior, também chamada de Prainha das Couves ou praia de Dentro. Essa, igualmente com água de tons verde e azul, é a principal da ilha e oferece mais espaço para aproveitar o mar.

Para chegar à Ilha das Couves, os visitantes podem embarcar em lanchas e barcos que partem de várias praias de Ubatuba. Partindo do ponto de partida principal, a praia de Picinguaba, a viagem leva apenas quinze minutos e os preços variam de acordo com o local de partida e empresa contratada.

Os barcos têm saídas em três turnos: 8h, 11h e 14h, e o horário de retorno é fixo devido à limitação de visitantes. Outros locais que são pontos de partida são a praia do Estaleiro, praia do Ubatumirim, praia da Almada e praia do Itaguá.

A ilha oferece um ótimo dia refrescante de descanso. A praia Maior é facilmente acessada por uma trilha de cinco minutos a partir da praia Menor, que disponibiliza um quiosque com infraestrutura para atender às necessidades dos visitantes que querem passar o dia.

Caraguatatuba

Parque Estadual Serra do Mar Caraguatatuba
 Parque Estadual Serra do Mar - Divulgação Prefeitura Caraguatatuba

Essa dica é para os trilheiros que gostam de se aventurar em meio às matas. O Núcleo de Caraguatatuba, que abriga cerca de 10% do Parque Estadual Serra do Mar, é uma jóia natural com extensão de 35 mil hectares. Com a vista selvagem ao redor, matas de encosta, rios, cachoeiras e cenários deslumbrantes, o parque oferece três trilhas incríveis. O parque fica localizado na rua do Horto Florestal, 1200, no bairro Rio do Ouro; funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com taxa de entrada de R$ 19,00.

A trilha do Poção convida os visitantes a cruzar rios e corredeiras, banhar-se em uma cachoeira e apreciar a paisagem natural. Com um percurso de nível médio, de 3,5 quilômetros (ida e volta), essa trilha leva cerca de quatro horas para ser concluída. Ao atravessar o rio Santo Antônio por uma ponte suspensa, os aventureiros podem avistar uma grande diversidade de fauna e flora, como cotias, esquilos, tamanduás e árvores imponentes, como jequitibás e figueiras-brancas.

A trilha do Tropeiro, por sua vez, preserva um patrimônio histórico da região, tendo sido uma rota muito utilizada durante os ciclos do café, açúcar e ouro, bem como para o tráfico de escravos. Ainda existem vestígios visíveis desse passado, incluindo muros de pedras do século XIX construídos para conter as encostas e fornos para produção de carvão. Essa trilha, com oito quilômetros de extensão e considerada de nível difícil, leva cerca de sete horas para ser percorrida e é monitorada.

Por último, a trilha do Jequitibá, de nível fácil, se estende por 1.200 metros e pode ser concluída em aproximadamente uma hora. Essa trilha é ideal para observação e contemplação e leva os visitantes até a piscina natural do Rio Santo Antônio.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!