Desenvolvido por meses, reposicionamento de marca envolveu líderes e funcionários sob coordenação de especialistas; Portal abraça o litoral, diz CEO
Em breve, uma reformulação de identidade do Portal Costa Norte reforçará, ainda mais, a conexão da marca com o litoral paulista. Com o mote Conteúdo que Abraça, a nova identidade visual remete às paisagens costeiras; a mudança acontece poucos meses depois de uma modernização tecnológica no portal. No conjunto, o reposicionamento busca refletir e reforçar os laços de mais de três décadas do Sistema Costa Norte com a região.
Roberto Zaidan, CEO do Costa Norte, explica que a recomposição ilustra o que milhares de leitores assíduos, desde a época do jornal impresso, já sabem.
Somos um portal genuinamente do litoral, que representa a região por meio da informação e do conteúdo de credibilidade que geramos. Então, nosso objetivo, com esse reposicionamento de marca, é enfatizar que somos do litoral, somos os integradores do litoral, e fazer com que a nossa marca comunique nossa essência: um conteúdo do litoral gerado por um portal caiçara".
A integração que o reposicionamento evoca também engloba o litoral e outras regiões, ressalta o head de marketing Felipe Fernandes. “Nossa intenção também é alcançar uma identificação com todos que se interessam pelo nosso litoral e não estão por aqui. Nossa meta é tornar o Portal Costa Norte a primeira opção, quando pensamos em conteúdo digital independente sobre o litoral paulista. Estamos trabalhando para isso, e esse reposionamento vai ao encontro desse objetivo”.
Zaidan explica que a reformulação, desenhada a muitas mãos, levou quatro meses de estudo. “Foi um processo muito bem estudado no qual foram ouvidos todos os colaboradores, o pessoal que está na linha de frente, que faz o produto acontecer, com ampla participação do nosso time interno, e coordenado pelos melhores especialistas do mercado. Ao final, chegamos a uma representação precisa do que nós somos”.
Fernandes detalha. “Começamos com reuniões com os responsáveis por todas as áreas do portal e montamos o plano. Na sequência, buscamos o direcionamento de uma agência de publicidade, para chegar ao resultado que imaginávamos. Nesse momento, entra a Lover Ipsum, que participou de todas as etapas”.
O processo de reposicionamento foi incrível”, afirma Adriano Brandão, líder criativo da agência Lover Ipsum, que coordenou o projeto junto da equipe interna da empresa. “Nos sentimos abraçados por todo o time Costa Norte. Desenhamos juntos elementos fundamentais do posicionamento e tiramos insights valiosos para a entrega final, que incluiu a definição do DNA da marca, até a identidade visual e redesenho da nova marca”, complementa.
Brandão acrescenta que reposicionamentos de marca são processos complexos, desafiadores e imprescindíveis nos dias de hoje. “Estar bem posicionado e comunicar da forma correta é fundamental para todas as marcas, independentemente do tamanho ou segmento. Reposicionar uma marca é um processo. É mexer com história, pessoas, gosto pessoal e coletivo. E esse processo precisa nascer de dentro para fora. A marca ainda está em fase de implementação externa, mas os resultados internos, sem dúvidas, são excelentes”.
À frente do Costa Norte, durante sua transição para o universo digital, na década passada, Zaidan confessa que o maior desafio do reposicionamento foi chegar a um consenso diverso. “Redefinir qualquer coisa é um desafio. Surgem questões de apego. Todo mundo cria apego com a marca com a qual trabalhou a vida inteira. Mas acredito que não temos que ter medo de ousar. É um trabalho muito bem estudado e feito com muito carinho e dedicação”.
A nova identidade, complementa Fernandes, vai representar mais fielmente a posição atual e futura de um dos portais mais buscados quando o assunto é litoral paulista.
Nosso cenário é otimista; o rebranding do portal serve exatamente para nos posicionarmos para todo esse público do litoral - tanto do norte quanto da Baixada Santista - e sermos vistos como uma empresa local que entende e vive os problemas e desafios de todos os interessados, além de conhecermos profundamente as melhores histórias e locais”.
No limite, conclui Zaidan, o reposicionamento da marca reforça um convite aos leitores. “Que o público abrace a ideia da mesma forma que o portal abraça a causa do litoral. O volume de acessos tem crescido mês a mês. Queremos reforçar o sentimento de pertencimento que nós temos da praia, do litoral, para a capital, fazer com que as pessoas, por meio do Portal Costa Norte, também se sintam parte do litoral”.
Thiago dos Santos
Formado em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu e estudante de direito na Universidade de São Paulo (USP)