UM ABRAÇO CALOROSO

Portal Costa Norte reforça independência e raízes no litoral de SP

Desenvolvido por meses, reposicionamento de marca envolveu líderes e funcionários sob coordenação de especialistas; Portal abraça o litoral, diz CEO

Thiago dos Santos
Publicado em 04/03/2024, às 18h00

FacebookTwitterWhatsApp
Reposicionamento do Portal Costa Norte reforça elo histórico do veículo com litoral de SP - Imagem: Sistema Costa Norte
Reposicionamento do Portal Costa Norte reforça elo histórico do veículo com litoral de SP - Imagem: Sistema Costa Norte

Em breve, uma reformulação de identidade do Portal Costa Norte  reforçará, ainda mais, a conexão da marca com o litoral paulista. Com o mote Conteúdo que Abraça, a  nova identidade visual remete às paisagens costeiras; a mudança acontece poucos meses depois de uma modernização tecnológica no portal. No conjunto, o reposicionamento busca refletir e reforçar os laços de mais de três décadas do Sistema Costa Norte com a região.

Roberto Zaidan, CEO do Costa Norte, explica que a recomposição ilustra o que milhares de leitores assíduos, desde a época do jornal impresso, já sabem.

Somos um portal genuinamente do litoral, que representa a região por meio da informação e do conteúdo de credibilidade que geramos. Então, nosso objetivo, com esse reposicionamento de marca, é enfatizar que somos do litoral, somos os integradores do litoral, e fazer com que a nossa marca comunique nossa essência: um conteúdo do litoral gerado por um portal caiçara".

A integração que o reposicionamento evoca também engloba o litoral e outras regiões, ressalta o head de marketing Felipe Fernandes. “Nossa intenção também é alcançar uma identificação com todos que se interessam pelo nosso litoral e não estão por aqui. Nossa meta é tornar o Portal Costa Norte a primeira opção, quando pensamos em conteúdo digital independente sobre o litoral paulista. Estamos trabalhando para isso, e esse reposionamento vai ao encontro desse objetivo”.

dupla abraça em redação com mulher ao fundo
Reposicionamento reflete visão de presente e futuro do portal, afirmam Roberto Zaidan (à direita) e Felipe Fernandes. Imagem: Felipe Magalhães

Zaidan explica que a reformulação, desenhada a muitas mãos, levou quatro meses de estudo. “Foi um processo muito bem estudado no qual foram ouvidos todos os colaboradores, o pessoal que está na linha de frente, que faz o produto acontecer, com ampla participação do nosso time interno, e coordenado pelos melhores especialistas do mercado. Ao final, chegamos a uma representação precisa do que nós somos”.

Fernandes detalha. “Começamos com reuniões com os responsáveis por todas as áreas do portal e montamos o plano. Na sequência, buscamos o direcionamento de uma agência de publicidade, para chegar ao resultado que imaginávamos. Nesse momento, entra a Lover Ipsum, que participou de todas as etapas”.

O processo de reposicionamento foi incrível”, afirma Adriano Brandão, líder criativo da agência Lover Ipsum, que coordenou o projeto junto da equipe interna da empresa. “Nos sentimos abraçados por todo o time Costa Norte. Desenhamos juntos elementos fundamentais do posicionamento e tiramos insights valiosos para a entrega final, que incluiu a definição do DNA da marca, até a identidade visual e redesenho da nova marca”, complementa.

Brandão acrescenta que reposicionamentos de marca são processos complexos, desafiadores e imprescindíveis nos dias de hoje. “Estar bem posicionado e comunicar da forma correta é fundamental para todas as marcas, independentemente do tamanho ou segmento. Reposicionar uma marca é um processo. É mexer com história, pessoas, gosto pessoal e coletivo. E esse processo precisa nascer de dentro para fora. A marca ainda está em fase de implementação externa, mas os resultados internos, sem dúvidas, são excelentes”.

À frente do Costa Norte, durante sua transição para o universo digital, na década passada, Zaidan confessa que o maior desafio do reposicionamento foi chegar a um consenso diverso. “Redefinir qualquer coisa é um desafio. Surgem questões de apego. Todo mundo cria apego com a marca com a qual trabalhou a vida inteira. Mas acredito que não temos que ter medo de ousar. É um trabalho muito bem estudado e feito com muito carinho e dedicação”.

imagem com logo do costa norte
Cores e formas da nova identidade visual remetem às icônicas paisagens litorâneas - como ondas do mar, azul oceânico e areias das praias. Imagem: Sistema Costa Norte

A nova identidade, complementa Fernandes, vai representar mais fielmente a posição atual e futura de um dos portais mais buscados quando o assunto é litoral paulista.

Nosso cenário é otimista; o rebranding do portal serve exatamente para nos posicionarmos para todo esse público do litoral - tanto do norte quanto da Baixada Santista - e sermos vistos como uma empresa local que entende e vive os problemas e desafios de todos os interessados, além de conhecermos profundamente as melhores histórias e locais”.

No limite, conclui Zaidan, o reposicionamento da marca reforça um convite aos leitores. “Que o público abrace a ideia da mesma forma que o portal abraça a causa do litoral. O volume de acessos tem crescido mês a mês. Queremos reforçar o sentimento de pertencimento que nós temos da praia, do litoral, para a capital, fazer com que as pessoas, por meio do Portal Costa Norte, também se sintam parte do litoral”.

Thiago dos Santos

Thiago dos Santos

Formado em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu e estudante de direito na Universidade de São Paulo (USP)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!