PEDIDO DE AJUDA

ONG de proteção animal, Mapan, completa 20 anos e pede ajuda no litoral de SP

Organização precisa de ajuda para seguir com o trabalho de resgate e cuidado de animais em situação de abandono e maus-tratos

Redação
Publicado em 06/03/2024, às 14h30 - Atualizado às 14h40

FacebookTwitterWhatsApp
Atualmente, a ONG cuida de cerca de 150 animais entre cães e gatos - Reprodução/Mapan
Atualmente, a ONG cuida de cerca de 150 animais entre cães e gatos - Reprodução/Mapan

A Mapan, organização não governamental (ONG) presidida por Gustavo Bertrami, celebra 20 anos de dedicação à proteção animal, no litoral de São Paulo. Ao longo de sua história, a ONG, que atua como suporte para animais negligenciados pelos órgãos públicos, já resgatou mais de 14 mil animais na Baixada Santista.

Bertrami se dedica à causa animal há duas décadas; ele destaca o trabalho da Mapan no resgate de animais em situações extremas de maus-tratos, inclusive em canis clandestinos. Atualmente, a ONG cuida de cerca de 150 animais entre cães e gatos, dos quais 67 sob a tutela direta de Bertrami.

Entre os diversos resgates realizados pela Mapan, o caso da cachorrinha Lola se destaca como um dos mais desafiadores. Encontrada em estado crítico, com apenas 4,7kg, Lola sofria de doença do carrapato, anemia severa, pancreatite e uma infecção bacteriana na pele. A equipe da ONG dedicou-se ao tratamento intensivo da cachorrinha, que, hoje, se encontra recuperada e saudável.

Desafios e perspectivas

Apesar dos sucessos nos resgates, Bertrami conta que a Mapan enfrenta desafios financeiros para manter suas atividades. Com gastos mensais expressivos e sem apoio, a organização depende de doações para continuar seu trabalho vital.  Disse ele: "Hoje, os gastos mensais da ONG giram em torno de 20 mil; não temos ajuda governamental ou subsídios e arrecadamos mensalmente em torno de 3 a 4 mil reais apenas".

Outro desafio é a queda no número de animais adotados. Neste ano, apenas 14 animais foram doados até fevereiro. "No fim de ano, tem muitos abandonos, tenho fila de espera de resgate; sem ajuda não consigo", completa.

Como ajudar

Para ajudar, a ONG Mapan aceita doações de ração premium para cães e gatos. Aqueles interessados em adotar um animal resgatado podem entrar em contato pelo número (13) 99123 8701 e pelas redes sociais da organização. Contribuições financeiras podem ser feitas por conta PIX: [email protected].

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!