EM DIA COM A POLÍTICA

Combate ao Aedes Aegypti em SP

Governo paulista quer mobilizar a população

Thiago Dantas
Publicado em 27/11/2023, às 15h50

FacebookTwitterWhatsApp
Mosquito transmissor da dengue - Wikipedia
Mosquito transmissor da dengue - Wikipedia

O governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Saúde (SES) e os municípios, inicia uma ação crucial na batalha contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. De 27 de novembro a 2 de dezembro, a Semana Estadual de Mobilização Social concentra esforços para orientar a população sobre a prevenção e controle dessas doenças, além de oferecer diretrizes para lidar com os sintomas.

Foco no controle da proliferação

Regiane de Paula, coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo, destaca a importância da eliminação dos criadouros do Aedes aegypti. Esses locais, como recipientes de água parada, pratos de plantas, calhas entupidas e lixeiras, são propícios para a reprodução do mosquito. A ação é considerada fundamental no controle da proliferação do mosquito e na prevenção das doenças por ele transmitidas.

Índices de transmissão

Os índices de transmissão das arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos, estão ligados à adaptação do mosquito às condições ambientais, especialmente o calor. Atualmente, oito municípios encontram-se em situação de risco, enquanto 79 estão em alerta. Os números mais recentes, até 24 de novembro, indicam 311.863 casos de dengue, 2.153 de chikungunya e quatro casos de Zika vírus no estado.

A SES, em apoio constante aos municípios, desempenha papel fundamental nas ações de combate, sendo estes responsáveis pelo trabalho de campo na prevenção das doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Homenagem a Wilson Pio dos Reis

Cubatão instituiu no calendário oficial do município o Concurso de Bandas e Fanfarras Vereador Wilson Pio dos Reis. A iniciativa, proposta pelo presidente do Legislativo, Joemerson Alves de Souza (PL), o Cleber do Cavaco, conta com o apoio unânime dos vereadores.

A homenagem é dedicada ao saudoso vereador Wilson Pio, falecido em abril, cujo mandato foi marcado por ações de incentivo aos projetos desenvolvidos pela AFABAN – Associação de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista. Wilson Pio, em vida, aprovou a Semana Cultural das Bandas e Fanfarras Maestro Benedito Rosalino de Carvalho, também integrante do calendário oficial da cidade.

Cleber ressaltou que Wilson Pio foi o padrinho do concurso e enfatizou sua atuação ativa em busca de recursos para projetos culturais. Como músico, o presidente destaca a importância de acompanhar e prestigiar eventos para garantir o crescimento contínuo da AFABAN, agora com o nome de Wilson Pio eternizado no concurso.

Crime contra o racismo

O deputado federal Paulo Alexandre (PSDB) protocolou um projeto de lei que aumenta a pena para crimes de racismo e cria xenofobia regional. O PL é uma nova lei, que irá substituir a n° 7.716/1989, tornando todos os delitos étnicos e religiosos passíveis de pena de 6 a 10 anos de prisão, além de criar novas tipificações.

Penas

A proposta dá mais rigor às infrações de racismo, como injúria e discriminação, recusa do candidato em vaga de emprego, impedimento da entrada em transportes públicos e do atendimento em estabelecimentos comerciais, entre outras formas de preconceito em razão de fatores como raça e religião. Atualmente, a legislação brasileira prevê penalidades entre 1 e 5 anos para esses tipos de crime, e o projeto pretende estender essas punições.

Thiago Dantas

Thiago Dantas

Jornalista e radialista, Thiago Reis Dantas atua na área de comunicação há quase 20 anos. O profissional é apresentador e editor do Jornal Litoral.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!