EM DIA COM A POLÍTICA

Programa de intercâmbio no exterior para alunos do ensino médio

Governo de São Paulo enviou o projeto para Alesp

Danilo Martins e Thiago Reis Dantas
Publicado em 06/11/2023, às 17h00

FacebookTwitterWhatsApp
Tarcísio de Freitas durante o anuncio no Palácio dos Bandeirantes - Governo de São Paulo
Tarcísio de Freitas durante o anuncio no Palácio dos Bandeirantes - Governo de São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lançou hoje, no Palácio dos Bandeirantes, o Prontos pro Mundo, um programa de intercâmbio gratuito para mil estudantes do ensino médio em escolas no exterior. O projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e prevê a oferta de mil bolsas de estudo de seis meses em cinco países de língua inglesa, bem como a disponibilização de um curso intensivo de inglês online para 70 mil alunos e 15 mil professores da rede estadual de ensino.

"Acredito na transformação pela educação, e estou certo de que vocês também acreditam. Isso é apenas o começo. Planejamos começar com 70 mil alunos selecionados para o curso de inglês e mil jovens no exterior. À medida que essa experiência se mostrar bem-sucedida e ganhar tração, pretendemos abrir mais oportunidades e ampliar horizontes para um número cada vez maior de alunos e professores," afirmou o governador.

Autoridades presentes

A cerimônia reuniu o secretário da Educação, Renato Feder, o presidente da Alesp, André do Prado (PL), dirigentes de ensino, professores, estudantes e representantes de conselhos educacionais. O investimento do governo para a criação dessa nova política pública deverá ser de aproximadamente R$ 120 milhões.

Como funcionará?

O programa Prontos pro Mundo será implantado em duas fases. Na primeira, 70 mil alunos serão beneficiados com um ano de curso de inglês online e ao vivo, no contraturno escolar. Alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental em 2023 já estarão aptos a participar.

Para os estudantes

Na segunda fase, mil alunos serão selecionados para o intercâmbio, com um estudante de cada uma das 645 cidades de São Paulo e outros 355 selecionados proporcionalmente entre as 91 diretorias de ensino.

Processo seletivo

A seleção será realizada por meio de provas de inglês. Os pré-requisitos incluem notas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e uma frequência escolar mínima de 85%, bem como uma idade mínima e autorização dos pais ou responsáveis.

Intercâmbio gratuito

Todas as despesas da experiência internacional dos alunos, incluindo emissão de passaporte, obtenção de visto, acomodação, aulas, transporte e passagens aéreas, serão custeadas pelo Estado. Os estudantes também receberão uma bolsa-auxílio para despesas pessoais durante a estadia no exterior, seja na casa de uma família anfitriã ou em residências estudantis.

Pelo mundo

Os intercâmbios ocorrerão em escolas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. O programa também selecionará 15 mil professores de inglês da rede estadual para um curso intensivo de inglês, dos quais 100 poderão ser selecionados para intercâmbios de um mês a partir de 2025. As regras de seleção dos professores serão regulamentadas após a aprovação do projeto de lei Prontos pro Mundo pela Alesp.

Justiça

Gustavo de Souza Militão Pavlik, condenado por tentativa de homicídio contra a deputada estadual Solange Freitas (União), foi expulso da Polícia Militar. A portaria foi assinada no dia 1º de novembro pelo comandante geral da PM e foi publicada hoje (6) no Diário Oficial do Estado. O ex-PM foi condenado no ano passado a 5 anos de prisão por participação no atentado contra a então candidata a prefeita de São Vicente, crime ocorrido em novembro de 2020.

Olho na agenda

Na próxima quinta-feira (9), às 20h, no plenário Presidente Juscelino Kubitscheck, será realizada uma Sessão Solene em homenagem aos 480 anos da Santa Casa de Santos, promovida pelo deputado Paulo Corrêa Jr (PSD).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!