Nova cessionária terá 35 anos para ampliar capacidade e investir R$ 1 bilhão; VLI, MRS Logística S/A e a Rumo S/A estão sob a nova gestão
A Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips) iniciaram, nesta terça-feira (3), o contrato de cessão da malha ferroviária do Porto de Santos.
A nova cessionária, que reúne a Ferrovia Centro Atlântica (VLI), a MRS Logística S/A e a Rumo S/A, terá 35 anos para ampliar a capacidade da ferrovia e investir R$ 1 bilhão em cinco anos.
“A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização, sendo imprescindível sua expansão para dar vazão, com eficiência, à movimentação futura”, explica o presidente da APS, Anderson Pomini.
As principais intervenções previstas para a ampliação da capacidade ferroviária do Porto de Santos são: pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de 3 vias férreas para atendimento aos terminais de celulose; viadutos para eliminação de passagem de nível na região do canal 4-Marinha; passarelas de pedestres entre o canal 4 e Ponta da Praia; “pera” ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos e novo viário da 2ª entrada da margem direita do Porto de Santos, no Saboó.
Ainda de acordo com a APS, o contrato associativo é uma das principais inovações da Fips. As empresas ferroviárias integrantes da cessionária realizarão uma gestão cooperativa baseada em uma autorregulação administrativa e operacional, na qual compartilharão custos e sem finalidade lucrativa.
Ao longo de toda a vigência contratual, a cessionária realizará, bianualmente, chamamentos públicos, de forma a garantir o ingresso de novos associados.