TATUZÃO NA ÁREA

Tatuzão: maior tuneladora da América Latina chega a Santos para expansão do metrô de São Paulo

Tuneladora Cora Coralina será desmontada e transportada peça por peça para a zona leste da capital paulista e vai impactar o trânsito durante o processo

Da redação
Publicado em 16/05/2023, às 11h05 - Atualizado às 12h14

FacebookTwitterWhatsApp
No entanto, a equipe de gestão do Metrô de São Paulo estima que o transporte das 70 peças da tuneladora seja concluído em três meses. - Divulgação/Comexport
No entanto, a equipe de gestão do Metrô de São Paulo estima que o transporte das 70 peças da tuneladora seja concluído em três meses. - Divulgação/Comexport

O gigante tatuzão chegou ao Porto de Santos, um marco significativo para a América Latina. Esta imponente tuneladora, destinada às obras de expansão da Linha 2-Verde do metrô de São Paulo, é a maior já utilizada na América Latina.

NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte

Batizada de Cora Coralina, a tuneladora foi transportada da China e agora está pronta para iniciar seu trabalho na zona leste da capital paulista. Ela será desmontada e levada peça por peça para a capital. 

De acordo com o itinerário inicial aprovado pela Companhia de Engenharia de Tráfego, o processo de transporte da Cora Coralina está previsto para durar cerca de um mês. Durante este período, o trânsito na rodovia dos Imigrantes, no Rodoanel (trechos sul e leste) e em importantes vias da cidade de São Paulo será impactado.

No entanto, a equipe de gestão do Metrô de São Paulo estima que o transporte das 70 peças da tuneladora seja concluído em três meses.

O tatuzão chegou ao Porto de Santos na segunda-feira da semana passada (8), um mês depois de partir do Porto de Taicang na China. As peças ocuparam cerca de 7 mil metros cúbicos do navio, obrigando-o a seguir diretamente para o Brasil sem fazer escalas em outros portos para coletar mais mercadorias.

Completamente montada, a tuneladora pesa impressionantes 2.700 toneladas e possui a capacidade de perfurar até 41 metros de profundidade. Seu trabalho consistirá em escavar um trecho de 7,5 km, realizando a primeira fase da expansão da Linha 2-Verde que ligará a Vila Prudente à Penha.

𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial

Esta obra representa um avanço significativo para o transporte sobre trilhos na cidade de São Paulo e promete beneficiar milhões de pessoas com uma opção de transporte mais eficiente e sustentável. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!