PRECAUÇÃO

Julho Amarelo: ambulatório de Santos faz testes rápidos de hepatite C

Outras duas grandes testagens de hepatite C estarão disponíveis durante o mês de julho; os resultados saem entre 15 e 30 minutos

Da redação
Publicado em 11/07/2023, às 10h32 - Atualizado em 04/08/2023, às 15h32

FacebookTwitterWhatsApp
A Campanha Julho Amarelo faz o alerta para as hepatites dos tipos A, B e C que são transmitidas por vírus Julho Amarelo testes de hepatite - Divulgação/Prefeitura de Santos
A Campanha Julho Amarelo faz o alerta para as hepatites dos tipos A, B e C que são transmitidas por vírus Julho Amarelo testes de hepatite - Divulgação/Prefeitura de Santos

Em Santos foram feitos 88 testes rápidos de hepatite C no Ambesp Nelson Teixeira, no sábado (8). Os resultados ficam prontos entre 15 e 30 minutos, sendo que três dos testes apareceram como positivados. As pessoas, cujos testes resultaram positivos, foram encaminhadas à Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas (CCDI) para exames laboratoriais complementares e consultas médicas.

A testagem faz parte da 1ª grande ação do Julho Amarelo promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Santos. A equipe do CCDI disponibilizará mais duas grandes testagens de hepatite C ao longo do mês de julho: no dia 15, das 11h às 15h, no Jardim Botânico Chico Mendes e no dia 22, das 13h às 17h, no Parque Roberto Mário Santini (Quebra-Mar).

A Campanha Julho Amarelo faz o alerta para as hepatites dos tipos A, B e C que são transmitidas por vírus. Atualmente, cerca de 400 pacientes encontram-se em tratamento para hepatite B e cerca de mil para tratar a hepatite C no CCDI.

Vale lembrar que a hepatite C é uma doença silenciosa em que a manifestação dos primeiros sintomas pode demorar de 20 a 30 anos e ocorre quando o fígado já está muito comprometido. Quanto mais cedo for descoberta, melhor a perspectiva de cura sem sequelas. Uma hepatite não tratada pode evoluir para cirrose e até câncer.

A hepatite C pode ser transmitida por relações sexuais desprotegidas e pelo sangue quando há compartilhamento de seringas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurantes ou cortantes. Pode ser transmitida também da mãe para o bebê.

Esta ação contempla o item 3 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade.

Conheça os outros itens dos ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/santos-SP.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!