OPERAÇÃO VERÃO

Confronto entre Baep e suspeitos de tráfico deixa 5 baleados no litoral de SP

Policiais mataram quatro pessoas e feriram outra, na área continental de São Vicente; número de mortos na Operação Verão fase III sobe para 38

Redação
Publicado em 28/02/2024, às 11h50 - Atualizado às 12h00

FacebookTwitterWhatsApp
Houve intenso confronto e cinco suspeitos foram baleados - Reprodução/arquivo 2º BAEP
Houve intenso confronto e cinco suspeitos foram baleados - Reprodução/arquivo 2º BAEP

Cinco suspeitos de tráfico de drogas foram baleados, em confronto com policiais militares do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), na noite de ontem (27), em uma região de mangue do bairro Jardim Rio Branco, na área continental de São Vicente. Mortes de suspeitos em confrontos, na Operação Verão fase III, subiu para 38.

À reportagem, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que os agentes realizavam uma operação contra o tráfico, quando foram surpreendidos por disparos de arma de fogo. Houve intenso confronto e cinco suspeitos foram baleados. Dois homens, de 18 e 31 anos, e dois adolescentes, de 17 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Um quinto suspeito baleado foi socorrido ao pronto-socorro Vicentino.

Um sexto indivíduo foi preso no local e levado à delegacia. Ele foi liberado após prestar depoimento e relatar que havia ido ao local para comprar drogas, quando se deparou com a troca de tiros e se escondeu na mata.

Apreensões e investigação

A SSP informou que a polícia apreendeu dois revólveres; uma pistola com várias munições deflagradas; além de porções de maconha; crack e cocaína; celulares e dinheiro. O caso foi registrado como tráfico de drogas, posse ou porte ilegal de arma de fogo, resistência e morte decorrente de intervenção policial na Delegacia Sede de São Vicente. Ainda de acordo com a SSP, as Polícias Civil e Militar, com acompanhamento do Ministério Público e Poder Judiciário, investigam os fatos.

O que diz a prefeitura

A prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informou que o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) foi acionado para a ocorrência e ao chegarem no local, os profissionais de saúde encontraram as cinco vítimas com ferimentos de arma de fogo.

Após os primeiros atendimentos, três vítimas foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do Rio Branco, onde foram a óbito na chegada até a unidade. Já as outras duas vítimas foram deslocadas ao Hospital do Vicentino; uma das vítimas foi encaminhada para a cirurgia e faleceu no Centro cirúrgico. A outra permanece internada na unidade.

Operação Verão

Desde o início da Operação Verão, em 18 de dezembro, 797 criminosos foram presos, incluindo 301 procurados pela Justiça. Mais de 562 quilos de drogas foram retirados das ruas, além de 86 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito.

Até o momento, 38 pessoas morreram em confronto com a polícia, entre elas, o líder de uma facção criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, tribunal do crime e atentado contra agentes públicos. Todos os casos de mortes em confronto são investigados.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!