Projeto Vovô Ensina realiza oficinas auto-sustentáveis no Centro Zeferino Orlandini

Costa Norte
Publicado em 18/06/2012, às 11h45 - Atualizado em 24/08/2020, às 01h03

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte

O Centro de Convivência do Idoso Zeferino Orlandini, em Bertioga, se transformou em um espaço de conscientização ambiental, disseminando a ideia da reciclagem, por meio de oficinas auto-sustentáveis, como as que utilizam bagaço de cana de açúcar e filtro de café. A iniciativa envolve cerca de 70 idosos, que além de confeccionar objetos de decoração, porta-jóias, porta-pano de pratos, flores, relógios de parede com disco de vinil, entre outros adereços, levam esse conhecimento, voluntariamente, às meninas acolhidas pela Casa de Apoio da cidade, com uma oficina de bonecas. A intenção é promover, também, uma oficina para os meninos acolhidos pela Casa.

Renda

A proposta desse trabalho é a geração de renda. “Eles confeccionam os objetos e vendem por um preço acessível, cuja arrecadação será revertida para a compra de material para novos produtos”, diz a assistente social, Elisabete Teixeira, coordenadora do Centro de Convivência. Entre os destaques, confeccionados durante as oficinas estão caixas, de vários tamanhos, decoradas com bijuterias e decupagem, que podem ser utilizadas como porta-jóias ou guarda trecos; flores e porta-guardanapo confeccionados com filtro de café; discos de vinil que são transformados em relógios de paredes decorativos; embalagem de presentes e revestimento de livros e cadernos feitos com o bagaço da cana de açúcar; e bonecas de pano.  Em breve, eles começarão a trabalhar com mosaico na decoração dos objetos.

Oficinas

O Centro de Convivência desenvolve as seguintes oficinas: bagaço de cana, bordado, tricô, caixa de bijuterias em madeira, decupagem, bonecas, além de atividades como Coral da Terceira Idade, coreografia, alongamento, cujas aulas são realizadas no Fundo Social de Solidariedade (rua Valter Pereira Prado, 77); e jogos de sinuca, tranca e dominó, todas as tardes, após as 16h. Todo esse trabalho pode ser conferido, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro do Idoso Zeferino Orlandini (rua Padre João Batista de Carvalho, 118, Vila Itapanhaú), onde já têm peças em exposição para vendas. O telefone para contato é o (13) 3319-9100.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!