Pescador de robalo gigante devolveu o peixe ao mar

Oscar Farias afirmou que o animal era fêmea e estava com ovas

O pescador bertioguense que ficou famoso ao fisgar um robalo de 33kg, na noite de sábado, 6, afirmou à reportagem do Jornal Costa Norte que devolveu o animal ao mar, antes mesmo de registrar a façanha. Oscar Farias, 60 anos, explicou que o peixe era fêmea e estava com ovas, por isso decidiu soltar, por isso não há fotos ou filmagens do peixe. “Ela tava buchuda, tava ovada [sic]. Outra vez, eu peguei uma grande e matei, mas me arrependi, pois ela poderia gerar cerca de três a cinco mil filhotes”, explicou Oscar.

Otimista, Oscar tem esperanças de pescar os filhotes em breve. Embora tenha deixado o robalo voltar ao mar, a pesca na praia de Guaratuba não foi em vão. Na ocasião, os mais de 40 integrantes da pesca de arrasto conseguiram pegar cinco toneladas de peixes: quatro robalos e o restante, de xaréu. Tudo com uma rede de 500 metros, maior tamanho permitido pela legislação ambiental.

O número de ajudantes foi incomum; geralmente, a equipe é composta por 15 pessoas. “Nesse dia, tinha muitos turistas e eles gostam de ajudar, foi um número exagerado”, contou o pescador. Das cinco toneladas obtidas, três foram vendidas à uma peixaria, e as demais, distribuídas entre os ajudantes.

A pesca de arrasto é regulamentada pela resolução SMA 51/201 e só pode ser realizada entre  as 19 horas e as 9 horas do dia seguinte. A pesca em questão ocorreu a partir das 19h30.

Foto: Arquivo pessoal

 

Notícias Relacionadas

Comentários estão fechados

Sistema Costa Norte de Comunicação