SAÚDE ANIMAL

Blog da Betway usa dispositivo de saúde para analisar ansiedade dos cachorros

Pesquisa foi realizada com diferentes animais, que foram expostos a estilos musicais e diferentes séries em dias alternados

Da redação
Publicado em 27/01/2023, às 16h21 - Atualizado às 16h38

FacebookTwitterWhatsApp
Os resultados fornecem informações valiosas sobre como os estímulos auditivos podem afetar os pets Blog da Betway usa dispositivo de saúde para analisar ansiedade dos cachorros Cachorro deitado - Unsplash
Os resultados fornecem informações valiosas sobre como os estímulos auditivos podem afetar os pets Blog da Betway usa dispositivo de saúde para analisar ansiedade dos cachorros Cachorro deitado - Unsplash

Os cães são conhecidos por serem sensíveis a sons e estímulos ambientais, mas como esses estímulos afetam a ansiedade dos animais? Uma pesquisa recente da Betway analisou o efeito de diferentes gêneros musicais e de séries de TV na ansiedade dos animais. Os resultados fornecem informações valiosas sobre como os estímulos auditivos podem afetar os pets, e também como os donos de cães podem fazer para garantir um ambiente mais calmo e tranquilo para esses grandes amigos de quatro patas.

A pesquisa foi realizada com diferentes animais, que foram expostos a estilos musicais e diferentes séries em dias alternados. Um dispositivo eletrônico preso na coleira dos cachorros, uma espécie de coleira digital, acompanhou a noite logo após essa exposição, e mediu a qualidade do sono, o tempo de descanso e também o nível de ansiedade dos cães. Isso permitiu informações mais precisas sobre o impacto na saúde dos cachorros.

Os resultados mostraram que alguns gêneros musicais, como o folk e o jazz, conseguiram um efeito mais calmante nos cães, enquanto outros, como o heavy metal e a música clássica, aumentaram a ansiedade desses animais. No experimento com as séries de TV, enredos de muita ação e diálogos altos também foram associados a níveis mais elevados de ansiedade canina.

As pontuações indicadas no artigo da Betway, site de roleta virtual, ajudam a entender esses resultados. Por exemplo, ao serem expostos ao estilo musical folk, os cachorros registraram em média 46 minutos de descanso. Uma quantidade que superou todos os outros gêneros musicais na pesquisa. Além disso, também pontuou apenas 90 de 290 no nível de ansiedade, ficando abaixo apenas do impacto da música de jazz. Neste caso, quanto menor o valor, melhor é o resultado.

Intensidade aumenta a ansiedade

Os gêneros musicais que causaram impactos negativos na saúde canina são os que apresentaram maior intensidade. Foi o caso da música clássica, que fez 141 de 290, e ficou entre as duas piores. O tempo de sono dos cachorros também foi ruim, com uma média de 35 minutos, ou seja, 10 minutos a menos que do folk. No entanto, o heavy metal foi pior nesses dois quesitos, pontuando 166 na ansiedade e garantindo apenas 25 minutos descansando. Esse foi o estilo que mais causou problemas aos animais testados.

Nas comparações entre as séries, a questão da intensidade também prevaleceu. As produções com piores números foram exatamente as do gênero de ação e aventura. O blog Betway Insider mostra que The Witcher registrou apenas 27 minutos de sono dos cachorros, o pior número da pesquisa com as séries, e teve uma qualidade durante o descanso de apenas 75%. Algo que é explicado pelas cenas de ação durante os episódios, além da trilha sonora mais animada e os diálogos intensos.

Outra série com pontuação ruim foi Stranger Things, que teve números quase idênticos aos da outra produção original da Netflix. Apesar de diferentes, ambas contam com enredos com mais cenas de ação, e isso explica a ansiedade ganhando espaço no sono do cachorro logo depois. Podemos concluir que os donos de pets precisam ter mais cuidados quando estão consumindo séries ou músicas mais intensas.

Gêneros mais saudáveis

A pesquisa também mostrou quais séries conseguiram os melhores resultados, e aqui foi possível perceber uma variedade maior. Por exemplo, o drama Bridgerton ficou com os melhores números em tempo de descanso e a qualidade do sono, mostrando que o clima mais leve da série faz bem para os animais. Só que o desenho Rick and Morty foi o melhor no nível de ansiedade, garantindo uma pontuação de 75 de 314. Ou seja, é até difícil criar um padrão.

Outra série com bons números foi a clássica Friends, mostrando que a comédia também é bem-vinda pelos cachorros. Com 36 minutos dormindo, e uma qualidade no sono de 88%, a produção de comédia dos anos 90 só ficou atrás de Bridgerton nestes quesitos, e por uma margem pequena.

Os cachorros sempre vão exigir cuidados dos donos, e a pesquisa da Betway esclarece algumas dúvidas importantes. Músicas e séries mais intensas podem causar problemas de ansiedade, enquanto estilos mais calmos acabam ajudando no momento de descanso. Tudo isso é importante para saber como tratar bem o companheiro de quatro patas

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!