'CAIU DO CAVALO'

Dia de São Venceslau: conheça a história do padroeiro dos pobres

Por influência de seu pai e avó, Wratislau e Ludmila, tomou conhecimento da bondade, de Deus e das virtudes cristãs

Da redação
Publicado em 28/09/2022, às 00h01 - Atualizado às 10h00

FacebookTwitterWhatsApp
Em pouco tempo conquistou o coração do povo São Venceslau - Reprodução
Em pouco tempo conquistou o coração do povo São Venceslau - Reprodução

Em 28 de setembro é comemorado o Dia de São Venceslau, famoso entre os católicos por governar com tanta justiça e brandura em seu breve reinado, conquistando o coração do povo que o amava e por ele era concretamente amado.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Por influência de seu pai e de sua avó, Wratislau e Ludmila, tomou conhecimento da bondade, de Deus e das virtudes cristãs. Isso foi decisivo para que Venceslau se tornasse o santo protetor dos pobres, dos doentes, dos encarcerados, dos órfãos e viúvas.

Leia também: 26 ou 27: quando é comemorado Dia de São Cosme e Damião?

História

Venceslau nasceu em 907, em Boêmia, hoje conhecida como República Checa. Filho do Rei Wratislau, da Boêmia. Nasceu num lar dividido entre cristãos e anticristãos.

Seu pai era um homem de caráter, sábio e bondoso. Sua mãe, chamada Draomira, era uma mulher sem escrúpulos, anticristã e queria ser a governante com plenos poderes. Venceslau tinha ainda um irmão chamado Boleslau; esse herdou a maldade da mãe.

Antes de falecer, o rei, sabendo da retidão de Venceslau, transferiu para ele a herança do reinado, provocando a fúria de Draomira, que almejava o poder, ou ainda que a herança do trono contemplasse Boleslau.

Como nada do que ela queria aconteceu, ela tomou o poder e passou a perseguir violentamente os cristãos com seus poderes de rainha. Seu primeiro ato foi fazer com que o cristianismo não fosse mais a religião oficial do reino, enquanto contratava assassinos para matar Ludmila. 

No entanto, Draomira sabia que Venceslau era uma pedra em seu caminho: em pouquíssimo tempo ele já tinha a confiança, a graça e a simpatia do povo, que via nele um verdadeiro líder. 

Sua popularidade cresceu ainda mais quando, para evitar uma guerra cheia de mortes de pessoas inocentes, ele aceitou um duelo contra o duque Radislau, que se opunha ao seu governo cristão. Quem vencesse ficaria com o poder.

No dia e na hora marcada, os adversários encontraram-se no campo de batalha. Radislau, imediatamente, atacou, de lança em punho. Segundo os registros, no momento em que Venceslau seria ferido mortalmente, apareceram dois anjos interrompendo o duelo. Radislau caiu do cavalo (e daí a origem do dito popular "caiu do cavalo") e quando se levantou havia se tornado um novo um homem: pediu perdão e jurou fidelidade ao seu senhor.

Boleslau e sua mãe continuavam inconformados e cheios de inveja de Venceslau. Arquitetaram então um plano para matá-lo. No dia 28 de setembro de 929, durante a festa de batismo de seu sobrinho, enquanto todos festejavam, Venceslau foi à capela para rezar.

A mãe sugeriu ao filho Boleslau que aquele seria o melhor momento para matar o próprio irmão. Boleslau não pensou duas vezes antes de acatar o pedido da mãe, invadiu a capela e apunhalou o irmão no altar da igreja.

Só que dessa vez quem 'caiu do cavalo' foram Draomira e Boleslau. Tanto fizeram para conseguir o poder de governar que quando chegou a hora não tiveram tempo de saborear a sensação de ocupar o trono: em poucos dias Draomira teve uma morte trágica e Boleslau foi condenado pelo imperador Oton I.

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Oração de São Venceslau

Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor. Amém.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!