DOCE DO BEM

Dia do Chocolate: doce faz bem para o coração, pele e alma! Confira 11 curiosidades incríveis

Além de ser um ótimo potencializador financeiro, o chocolate pode ser benéfico para a saúde se consumido de forma consciente. Comer chocolate amargo, por exemplo, pode ajudar a aliviar sintomas de ansiedade

Da redação
Publicado em 07/07/2023, às 10h11 - Atualizado em 10/07/2023, às 08h13

FacebookTwitterWhatsApp
Durante a pandemia de COVID-19, o cacau foi um dos produtos que contrariou a crise econômica que assolou o mundo. De acordo com um levantamento feito pelo SEBRAE, houve um aumento de 57% na abertura de novos negócios nesse segmento em 2021 Durante a pandem - Reprodução
Durante a pandemia de COVID-19, o cacau foi um dos produtos que contrariou a crise econômica que assolou o mundo. De acordo com um levantamento feito pelo SEBRAE, houve um aumento de 57% na abertura de novos negócios nesse segmento em 2021 Durante a pandem - Reprodução

Hoje é o dia da sobremesa preferida de muita gente: o chocolate. Este alimento, derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau, está presente na maioria das casas e é o ingrediente principal de diversos pratos culinários.

A história do chocolate remonta a 1.500 anos antes de Cristo, quando os primeiros consumidores regulares foram os membros da civilização olmeca, habitantes da região do México e Guatemala.

Atualmente, o Brasil destaca-se como o maior produtor de chocolate da América Latina e um dos maiores do mundo, ao lado de países como Costa do Marfim, Gana e Equador. Somente entre janeiro e junho de 2022, nosso país produziu mais de 370 mil toneladas de chocolate.

Durante a pandemia de COVID-19, o cacau foi um dos produtos que contrariou a crise econômica que assolou o mundo. De acordo com um levantamento feito pelo SEBRAE, houve um aumento de 57% na abertura de novos negócios nesse segmento em 2021.

(Reprodução)

Enquanto em 2019 foram abertas 1.526 micro ou pequenas empresas, no ano de 2021 esse número saltou para 2.397 novos empreendimentos, sendo a maioria composta por microempreendedores individuais. Um exemplo é Phelipe Oliveira, empresário de Bertioga, que há um ano trabalha vendendo bolos e salgados e abriu sua própria empresa, a Phelps Confeitaria.

"Tudo começou com um programa de TV, e eu pensei: é isso que eu quero para minha vida. Há aproximadamente um ano, comecei a vender bolos para familiares e conhecidos, e deu super certo. Então, há dois meses, abri a minha empresa, que hoje é a Felps Confeitaria, e desde então tem ido muito bem. Faço cursos de confeitaria, aprendemos um pouco de tudo, pois a confeitaria é muito diversa. O bolo mais vendido, o mais procurado, é o de brigadeiro", comenta Phelipe.

Além de ser um ótimo potencializador financeiro, o chocolate pode ser benéfico para a saúde se consumido de forma consciente. Comer chocolate amargo, por exemplo, pode ajudar a aliviar sintomas de ansiedade.

O chocolate também possui propriedades vasodilatadoras que melhoram a circulação sanguínea, além de melhorar o ânimo de qualquer apaixonado por essa iguaria. Segundo Ana Paula Lucas, nutricionista na cidade de Bertioga, os benefícios para a saúde são inúmeros:

"O chocolate traz uma grande contribuição para a nossa saúde. Um dos benefícios é o bem-estar mental, pois libera serotonina e endorfina. O chocolate é rico em flavonoides antioxidantes, o que significa que contribui para neutralizar o estresse oxidativo do nosso corpo, melhorando nossa saúde cardiovascular. Os flavonoides diminuem o colesterol ruim. Além disso, por ser rico em cafeína, o chocolate tem uma grande contribuição na concentração e foco. Ele também contribui para uma pele hidratada e brilhante".

(Reprodução)

Neste Dia do Chocolate, aproveite para apreciar essa delícia e desfrutar dos benefícios que ela pode trazer para sua saúde. Seja como ingrediente em receitas ou como uma barra para saborear, o chocolate é uma paixão que une pessoas ao redor do mundo.

Mas não é só isso. A iguaria é rodeada de história e curiosidades! Por isso, neste Dia do Chocolate, o Portal Costa Norte separou 11 curiosidades sobre o doce mais famoso do mundo:

Origem Antiga: o consumo de chocolate remonta a civilizações antigas. Os primeiros registros do uso de chocolate datam de mais de 3.000 anos atrás, nas culturas pré-colombianas das Américas Central e do Sul.

Moeda de Troca: na civilização maia, o chocolate era tão valorizado que era utilizado como moeda de troca. Os maias consideravam o cacau uma dádiva dos deuses.

Bebida Sagrada: os astecas também tinham grande apreço pelo cacau. Eles consideravam o chocolate uma bebida sagrada e a ofereciam em rituais religiosos.

Maior Produtor: a Costa do Marfim é o maior produtor de cacau do mundo, seguida por Gana e Indonésia. Juntos, esses três países representam mais de 70% da produção global de cacau.

Chocolaterias Suíças: a Suíça é famosa por suas chocolaterias e é considerada uma das maiores produtoras de chocolate fino do mundo. Os suíços consomem uma média de 11 kg de chocolate por pessoa por ano.

Barra de Chocolate: a primeira barra de chocolate sólido foi produzida em 1847, na Inglaterra, pela empresa Fry's. A barra era feita de uma mistura de cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar.

Criação do Chocolate ao Leite: o chocolate ao leite foi criado na Suíça, em 1875, por Daniel Peter. Ele adicionou leite em pó à mistura de chocolate, resultando em uma textura mais suave e um sabor mais suave.

Chocolate Branco: apesar de ser amplamente amado, o chocolate branco não é tecnicamente considerado chocolate. Isso ocorre porque ele não contém sólidos de cacau, apenas manteiga de cacau, açúcar e leite. No entanto, seu sabor doce e cremoso conquistou muitos fãs ao redor do mundo.

M&M's: os famosos confeitos M&M's foram criados em 1941 como rations [ração] para soldados durante a Segunda Guerra Mundial. A casquinha colorida foi desenvolvida para evitar que o chocolate derretesse em climas quentes.

Guinness World Records: o maior chocolate já produzido pesava incríveis 5.792 kg! Foi feito em 2000, na Itália. Para se ter uma ideia, esse peso é aproximadamente o mesmo que um elefante adulto.

Chocolate na NASA: o chocolate foi um item essencial nas missões espaciais da NASA. Durante os primeiros voos espaciais tripulados, os astronautas consumiam barras de chocolate como uma fonte calórica e nutritiva compacta. No entanto, devido às migalhas que poderiam flutuar na gravidade zero, os astronautas mudaram para outros tipos de doces, como barras de frutas e biscoitos especiais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!