COMO DIMINUIR A CONTA DE LUZ

Geladeira pode aumentar consumo de energia em períodos de calor; confira como economizar

Especialista apresenta dicas de manutenção de refrigeradores para diminuir os gastos com eletricidade

Da redação
Publicado em 04/11/2022, às 11h50 - Atualizado às 15h20

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem de Gustavo Godoi Gustavo por Pixabay
Imagem de Gustavo Godoi Gustavo por Pixabay

O verão está chegando, e com ele, as temiveis contas de luz que aumentam exponencialmente com o uso de geladeiras, ar condicionados e ventiladores. 

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial

O que faz a geladeira gastar mais energia?

De acordo com Geraldo Paes Junior, engenheiro elétrico, as geladeiras trabalham em potência máxima neste período do ano para “sugar o calor” em seu interior e manter a câmara interna resfriada.

“Com o clima aquecido, é exigido mais do funcionamento desse aparelho para gerar frio e circular o ar gelado”, explica o engenheiro.

O eletrodoméstico deve ficar longe de fontes de calor, como o fogão e fornos, como recomenda o acadêmico, e não deve ser aberto constantemente sem necessidade.

Além disso, existem outras maneiras de diminuir o consumo de energia pelo aparelho. O professor lista algumas dicas:

Vedamento das portas: a borracha que faz a vedação das portas do refrigerador evita que o ar frio se espalhe pelo ambiente e precisa estar em boas condições. O ressecamento e até mesmo sujeira em grande quantidade podem danificar esse material. “Um teste comum é tentar prender uma folha de papel na fechadura da porta e ela não deve escorregar”, indica o docente.

Manutenção do condensador: a serpentina que esquenta atrás da geladeira é chamada de condensador e é a parte responsável por “produzir o frio”. O acúmulo de pó e gordura nessa área pode prejudicar o funcionamento do aparelho e aumentar o consumo de energia. “É possível limpar essa área com uma escova e é importante nunca colocar roupas para secar nesse espaço, com risco de choque e curto-circuito”, alerta o engenheiro.

Descongelamento regular: a cada seis meses, é preciso descongelar completamente a geladeira e regular o seu termostato de acordo com a estação do ano. “O parâmetro ideal para saber quando realizar esse processo é ter em mente de que a camada de gelo no congelador nunca deve ficar acima da espessura de 1 centímetro”, recomenda o especialista.

Posicionamento de alimentos: A forma como a comida é guardada no refrigerador não deve obstruir o fluxo de ar, que acontece por algumas saídas no compartimento interno do refrigerador. “Guardar alimentos quentes na geladeira também vai exigir mais a capacidade energética do aparelho, então é recomendado esperar que os itens fiquem em temperatura ambiente antes de guardá-los”, alerta.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Consultas técnicas: O professor explica que, em alguns casos, é necessário chamar um profissional especializado para avaliar o desempenho do aparelho. “Se todos os bons hábitos para o funcionamento da geladeira são respeitados e a conta de luz continua alta, é interessante contratar um técnico para verificar se todas as funções estão reguladas”, finaliza.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!