FLAGRANTE

Imagens impressionantes mostram gigantes dos mares no litoral norte paulista; confira

Vídeo do fotógrafo Rafael Mesquita mostra duas baleias, mãe e filhote, nadando lado a lado na região sul de Ilhabela

Da redação
Publicado em 18/07/2023, às 09h09 - Atualizado às 10h20

FacebookTwitterWhatsApp
Fotografo Rafael Mesquita flagra gigante dos mares em Ilhabela - Rafael Mesquita
Fotografo Rafael Mesquita flagra gigante dos mares em Ilhabela - Rafael Mesquita

Rafael Mesquita é um fotógrafo conhecido por capturar imagens incríveis de animais marinhos no litoral norte de São Paulo, mais precisamente no sul de Ilhabela, onde realizou outra proeza através de suas lentes ao flagrar dois gigantes dos mares, a mãe e um filhote de baleia-jubarte, no dia 9 de julho.

A publicação, em suas redes sociais, deu um toque a mais, ao incluir informações sobre a espécie, neste período tão lindo de maternidade: "Após 11 meses de gestação, a baleia-jubarte fêmea dá à luz a um único filhote, que nasce com aproximadamente 4 metros de comprimento e cerca de 1 tonelada. Ingerem até 100 litros de leite por dia e o desmame ocorre entre os 6 e 10 meses de vida do filhote. Com 1 ano tornam-se independentes e se separam da mãe".

O vídeo acumulou mais de 90 mil visualizações em dois dias, sendo publicado somente no domingo (16). No vídeo é possível observar duas baleias, a mãe e seu filhote, nadando lado a lado.

"Espero e torço para que esse e todos os filhotes e suas mães cheguem em segurança ao destino de suas viagens e que tenham uma longa vida", revela com carinho o fotografo. 

Baleia-jubarte - litoral norte de São Paulo

A baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) é uma espécie de baleia que pode ser avistada no litoral norte de São Paulo, Brasil. Essas magníficas criaturas são conhecidas por suas acrobacias aquáticas e seu canto melódico.

As baleias-jubarte migram das regiões polares para águas mais quentes, como as encontradas no litoral brasileiro, durante o inverno para reprodução e alimentação. Elas são avistadas principalmente entre os meses de junho e novembro, quando procuram abrigo em áreas mais calmas para dar à luz e amamentar seus filhotes.

Essas baleias são conhecidas por seu tamanho impressionante, podendo chegar a até 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. Possuem barbatanas peitorais longas e largas, que podem medir cerca de um terço do comprimento total. Além disso, as jubartes têm uma característica nadadeira caudal, conhecida como "cauda de remo", que pode alcançar até 5 metros de largura.

Durante sua estadia no litoral norte de São Paulo, as baleias-jubarte podem ser avistadas saltando, com as caudas levantadas, dando espirros e golpes de barbatana. Esses comportamentos espetaculares são uma forma de comunicação, cortejo e expressão de sua energia.

É importante ressaltar que, embora seja emocionante observar essas baleias de perto, é fundamental manter uma distância segura e seguir as regulamentações de observação de baleias para evitar perturbá-las ou causar danos. A observação responsável de baleias contribui para a preservação dessas espécies magníficas e a proteção de seu ambiente natural.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!