#AJUDE

São Paulo intensifica ações para acolher população em situação de rua no frio

Operação Baixas Temperaturas (OBT) 2023 tem duração de cinco meses e conta com participação de diversas secretarias municipais

Da redação
Publicado em 29/04/2023, às 09h38 - Atualizado às 09h38

FacebookTwitterWhatsApp
Durante frio intenso, padre abriga população de rua em igreja de SP - Imagem: Reprodução / Padre Julio Lancelloti / Instagram / Twitter
Durante frio intenso, padre abriga população de rua em igreja de SP - Imagem: Reprodução / Padre Julio Lancelloti / Instagram / Twitter

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta sexta-feira (28), no Diário Oficial da Cidade, a Portaria que institui a Operação Baixas Temperaturas (OBT) 2023. Com duração de cinco meses, a ação intensifica as abordagens às pessoas em situação de rua para acolhimento quando a temperatura ou sensação térmica atingir 13 ºC ou menos.

A Operação é uma ação intersecretarial com participação de diversas secretarias municipais, e tem como objetivo zelar pela segurança e bem-estar da população em situação de rua, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias nos dias mais frios do ano. As equipes de socioeducadores do Serviço Especializado de Abordagem Social farão as abordagens diárias ao longo do dia, ofertando acolhimento e outros serviços da rede socioassistencial.

Uma novidade da OBT deste ano é a atuação do programa Ampara SP, que realiza atendimento integral a pessoas em situação de rua com escuta e acolhimento feitos por profissionais interdisciplinares, tais como pedagogos, sociólogos, terapeutas ocupacionais e arte-educadores. As pessoas que aceitam as ofertas de acolhimento são encaminhadas para vagas contratadas pela administração municipal em hotéis, localizados no centro.

A Assistência Social possui, atualmente, 332 serviços de acolhimento com pernoite para as pessoas em situação de rua em toda a cidade, que totalizam mais de 22 mil vagas. Somente em hotéis, a Prefeitura ofertará, ao todo, 4.102 vagas, quase três vezes mais que número ofertado em 2021.

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da central 156, que funciona 24 horas por dia e a solicitação pode ser anônima.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!