CURIOSIDADE

Sexta-feira 13: você conhece o significado por trás do mito?

Se dá sorte ou não, as superstições entorno da sexta-feira 13 vêm de muito longe e indicam o surgimento em mais de uma origem

Redação
Publicado em 13/10/2023, às 13h25

FacebookTwitterWhatsApp
Data é vista com cautela por supersticiosos #pratodosverem Imagem recortada de um calendário, com o dia 13 marcado com um traçado vermelho em formato quadrado - Portal Costa Norte
Data é vista com cautela por supersticiosos #pratodosverem Imagem recortada de um calendário, com o dia 13 marcado com um traçado vermelho em formato quadrado - Portal Costa Norte

Outubro, sexta-feira 13. Algumas pessoas nem reparam na data, outras consideram de sorte ou temem. Independentemente de em qual categoria se encontre, todos conhecem como um dia de surperstições, mas poucos sabem as origens dos medos.

Há algumas versões e ao longo do tempo a crença em torno da data se mantém, sendo eternizada inclusive em obras literárias e cinematográficas.

Cristianismo

Um deles, seria do número 13, no cristianismo, estar relacionado a Judas Iscariotes, conhecido como o discípulo que traiu Jesus. Acredita-se que, na Santa Ceia, ele teria sido o último a chegar, portanto, o 13º homem. Ainda há teorias de que a morte de Jesus teria ocorrido na sexta-feira.

História

Outra explicação remonta a sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Neste dia, o rei francês Felipe IV, após sentir seu poder ameaçado pela força da igreja e sem conseguir se filiar à Ordem dos Cavaleiros Templários, ordenou a perseguição aos cavaleiros, que foram presos e muitos queimados em frente a Catedral de Notre-Dame. Entre eles estaria o grão-mestre dos templários, Jacques de Molay, que amaldiçoou a humanidade inteira antes de morrer. 

Cinema e literatura

A data foi muitas vezes citada em filmes de terror, mas certamente a franquia Sexta-Feira 13, iniciada nos anos 1980, foi a mais horripilante, já que o vilão Jason Voorhees somente atacava suas vítimas neste dia.

Na literatura, um livro homônimo escrito por Thomas Lawson, lançado em 1907, conta a história sombria de um corretor de Wall Street que usa a manipulação sobre o valor das ações para conseguir se vingar de seus inimigos até deixá-los na miséria. Ainda existe uma lenda sobre a data relacionada ao autor do livro, que chegou a ser um dos homens mais ricos dos Estados Unidos. Meses após a publicação do romance, ele mandou construir um grande barco que levava seu nome mas, na sexta-feira, 13 de dezembro de 1907, ele naufragou. Lawson morreu em 1925, pobre e marginalizado.

Jogos

Confira também algumas sugestões de jogos horripilantes para se divertir nesta data.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!