Projeto do governo de Tarcísio de Freitas prevê a concessão de 14 travessias de balsas no estado; leilão está previsto para 2025
O governo do estado de São Paulo deu o pontapé inicial no projeto de privatização das travessias de balsas. Em reunião das Secretarias de Parceria em Investimento (SPI) e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), realizada na quarta-feira (6), foi definido o cronograma para os estudos que antecedem o leilão.
O projeto do governo de Tarcísio de Freitas (Republicados), prevê a concessão do serviço público coletivo aquaviário de 14 travessias, das quais oito litorâneas, três do sistema de balsa da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e três no Reservatório de Paraibuna. Atualmente, o Departamento Hidroviário (DH) da Semil é responsável pela operação dessas travessias.
As travessias litorâneas compreendem importantes rotas, como São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá, Cananéia-Ilha Comprida, Iguapé-Juréia, Cananéia-Continente e Cananéia-Ariri.
De acordo com a Semil, os estudos para o projeto serão conduzidos pela Companhia Paulista de Parcerias (CPP), com apoio técnico especializado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Juntos, avaliarão a viabilidade de incluir estratégias de governança ambiental, social e corporativa (ESG) na prestação do serviço pelo futuro parceiro privado. O leilão está programado para o início de 2025.
O projeto visa conceder o serviço público coletivo aquaviário de 14 travessias, sendo oito litorâneas, três do sistema de balsa administradas atualmente pela EMAE, e outras três estão localizadas no Reservatório de Paraibuna. pic.twitter.com/CyW06lWUoZ
— Meio Ambiente Infraestrutura e Logística de SP (@semilsp) December 8, 2023