Palácio José Bonifácio: a belíssima sede da prefeitura de Santos

Bem no centro histórico, literalmente, desponta uma sólida e bela edificação; mais que sede da prefeitura de Santos, trata-se de um lindo museu de visita obrigatória

Adlete Elias Hamuch
Publicado em 27/03/2019, às 13h08 - Atualizado em 22/12/2020, às 16h42

FacebookTwitterWhatsApp
Francisco Arrais
Francisco Arrais

Imagem acervo site

A grande protagonista da praça Mauá, marco zero da cidade de Santos, é a imponente sede da prefeitura local, cujos recepcionistas são nada menos que os deuses romanos Minerva – ou Palas, na mitologia grega - e Mercúrio, ou o grego Hermes, no alto da escadaria de acesso à entrada principal. Os monumentos, criados pelo escultor José Baptista Ferri, em granito, foram doados a Santos em 1941.

Imagem acervo site

Inspirado no francês Palácio de Vesalhes, o palácio José Bonifácio, porém, data de 1939, época áurea do café. Foram dois anos de construção a partir de projeto do  arquiteto Plínio Botelho do Amaral, em  estilo eclético no qual predomina o neoclássico.

Imagem acervo site

A beleza da fachada é apenas um aperitivo  para o que se encontra em seu interior:  vitrais, escadarias ladeadas por pedra lavrada, arcos, grandes colunas, acabamento em mármore de Carrara e jacarandá, lustres de cristal da Bohêmia, detalhes em ferro e bronze, esculturas e afrescos. Um belo museu, apesar de ser prédio oficial.

A entrada é livre, uma vez que sedia a casa do povo, e fica aberta apenas durante a semana, em horário comercial. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!