Circundada por belas paisagens naturais, Santos surpreende por sua aparência de metrópole, não apenas pela diversidade de estilos arquitetônicos, mas também pelo comércio sofisticado e de alto gabarito. Tudo isso ao lado de um patrimônio histórico dos mais importantes do país.

É referência, ainda, como polo cultural com suas feiras de arte, livrarias, bares, casas noturnas, variados restaurantes, hotéis e shoppings e inúmeros empórios e cafeterias que rivalizam em requinte com as existentes nas grandes capitais, nacionais e internacionais.

Se estiver na orla, antes de começar, respire fundo. Vamos passear por sete quilômetros e admirar  https://beach.costanorte.com.br/experiencias/praia/22615/orla-de-santos-marca-registrada-e-orgulho-santista , conforme o Guinness Book, com 5.335 metros de extensão. Passear por suas alamedas floridas e apreciar as infindáveis praias e o mar calmo são garantias de um passeio relaxante e dos mais gratificantes. A vontade, garanto, é de não sair mais.

O imenso tapete verde conta com equipamentos de lazer e cultura, quiosques de lanches e água de coco, esportistas a correr, pedalar e praticar as mais diversas atividades físicas, além, claro, do sossego à beira-mar.

Fora da orla, Santos tem uma história riquíssima, muito bem preservada em praças, prédios, museus, ruas inteiras e vielas do centro histórico.

  

Complexo do Valongo

Um bom ponto de partida para conhecer a história santista é o Complexo do Valongo. Formado pela antiga Estação Ferroviária, inaugurada em 1867, casarões e o Santuário Santo Antonio do Valongo, nos reporta para o Brasil colônia. A Estação Ferroviária pertencente à antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, uma das edificações mais representativas daquela época, exemplo da arquitetura inglesa de então. A sofisticação e a beleza originais foram recuperadas, para deleite dos visitantes.

A estação é ponto de partida para um dos maiores patrimônios da região: os https://beach.costanorte.com.br/experiencias/passeio/22791/santos-nos-bondes-uma-volta-ao-tempo-em-grande-estilo

O roteiro torna-se mais característico com os bondes temáticos, como o Bonde Pelé, grafitado em homenagem ao Rei do Futebol; Bonde Arte, o primeiro bonde-restaurante da América Latina, e o  https://beach.costanorte.com.br/experiencias/passeio/22802/bonde-cafe-uma-viagem-inusitada-e-saborosa-em-santos

A bilheteria funciona dentro do Museu Pelé, outro atrativo imperdível, com um incrível acervo do maior jogador de futebol da história. No qual é  possível tomar um cafezinho e apreciar a loja existente no espaço, enquanto se aguarda o horário de partida dos bondinhos. O  Museu Pelé  fica no Largo Marques de Monte Alegre, 1 - Valongo.

  

Conheça Santos

Linha turística disponibiliza micro-ônibus equipados com ar condicionado. Eles partem da praça das Bandeiras e fazem um tour com paradas nos museus da cidade. Os roteiros incluem opções de desembarque no Orquidário, Memorial das Conquistas, M onte Serra t, Aquário, Feirarte e  https://beach.costanorte.com.br/experiencias/atrativos-historicos/26591/pinacoteca-benedicto-calixto-em-santos-um-deleite-para-os-olhos . https://beach.costanorte.com.br/experiencias/atrativos-historicos/26591/pinacoteca-benedicto-calixto-em-santos-um-deleite-para-os-olhos

Outra opção são os charmosos double deck (ônibus de dois andares com o piso superior ao ar livre) da linha Santos Tour. Estes circulam pela orla da praia com guias que discorrem sobre a história de Santos, além de fornecerem informações atuais relevantes.

Cruzeiros

Com um roteiro de cruzeiros marítimos já consolidado, a cidade está sempre preparada para receber turistas o ano inteiro, graças a um parque hoteleiro diversificado, capaz de atender aos mais diversos padrões de visitantes.