Aventure-se! Pratique rapel em Bertioga

Costão rochoso que separa as praias do Indaiá e da Riviera de São Lourenço possibilita descida de 20 metros

Eleni Nogueira
Publicado em 31/01/2019, às 10h50 - Atualizado em 22/12/2020, às 16h41

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação/Verticalize
Divulgação/Verticalize

Imagem acervo site

Uma descida vertical em corda, onde a ação da gravidade é superada e controlada pela técnica. Já a adrenalina... Essa vai a mil e tem que ser controlada pela respiração, mesmo, resultando em uma sensação de prazer sem igual. Assim é o rapel, esporte de aventura que pode ser praticado em cachoeiras e paredões e que aqui em   tem um "point" com acesso fácil, o costão rochoso que separa as praias do  Indaiá  e da  . São 20 metros de descida. 

Para praticar é preciso ter segurança, o que é garantido com a contratação de instrutores capacitados e cadastrados no município. Em Bertioga, o passeio é operado pela empresa Verticalize, com agendamento para grupos de, no mínimo, cinco pessoas, nos finais de semana. 

A atividade tem início às 8 e segue até às 12 horas. Primeiro os participantes passam por um treinamento e conhecimento dos equipamentos: mosquetões, fitas tubulares, anéis, oitos (um tipo de descensor), cadeirinhas, capacetes e cordas. Depois vem as descidas, sem um número definida. De acordo com Wagner Cesar Gonçalo de Barros, o Wagner Tinga, "a quantidade que a pessoa aguentar". 

Imagem acervo site

Então, vamos à aventura: não é necessário ter força, apenas determinação e um pouco de coragem. Para começar,  o primeiro passo é “vestir” a ‘cadeirinha’ que se adapta ao corpo na altura da cintura, com conforto. Depois de conectada à corda e travada, permite uma descida com velocidade controlada, sem esforço maior, utilizando o atrito entre o oito e a corda, que é controlada por uma das mãos.

As descidas são monitoradas por um instrutor no lançamento e outro que cuida da segurança lá embaixo. Quando necessário, o instrutor de baixo puxa e estica a corda, o que provoca atrito no sistema conectado, ‘travando’ o praticante que enfrenta dificuldades. No percurso, aproveite para olhar à volta, a paisagem é linda. 

Imagem acervo site

Para Wagner Tinga, o rapel faz com que o praticante desafie seus limites. E ele tem uma análise da primeira vez de seus clientes: "Na primeira descida ficam apreensivos, mas assim que terminam, vejo a satisfação no rosto da pessoa, e a palavra que vem na sequência é “quero ir novamente!”. 

A atividade é considerada de nível médio e indicada para pessoas a partir de 7 anos. O valor individual é de R$ 60,00. É preciso agendamento, (13) 99751 0547/ (13) 9 9757 6495. 

Vá com roupas leves e tênis. Leve protetor solar, repelente, água e algo para comer, afinal são quatro horas de atividade. Outra dica muito importante: leve todo o lixo gerado de volta. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!