Guaratuba: trilha é opção para quem gosta de aventurar-se

O trajeto de oito quilômetros possui vegetação característica, que atrai aves, répteis e mamíferos

Estela Craveiro
Publicado em 13/06/2018, às 14h49 - Atualizado em 22/12/2020, às 16h26

FacebookTwitterWhatsApp
Sílvio Dutra
Sílvio Dutra

Imagem acervo site

A Trilha de Guaratuba, acessível pelas quadras G-H do loteamento Costa do Sol, em  tem grau de dificuldade médio. Entre ida e volta, são oito quilômetros, em seis horas de caminhada, que começa no portal do Parque Restinga de Bertioga (Perb), passa por áreas de charco, com árvores de médio e grande portes, com muitas trepadeiras e bromeliáceas.

Imagem acervo site

A rota atravessa o ribeirão Perequê-Mirim, em área de transição da restinga de média para alta, com árvores maiores, dossel mais fechado, menos trepadeiras, mais variedade de espécies arbóreas, e maior frequência de aves, répteis e mamíferos. 

Cachoeira do Tobogã

A trilha acompanha a rota de captação de água que abastece o loteamento, e é mais aberta na parte inicial. A porção final fica dentro do contíguo Parque Estadual da Serra do Mar. Leva à Cachoeira do Tobogã, um pouco mais difícil de percorrer.

No caminho, uma trilha secundária, que começa e termina na principal, leva ao Poço do Limão, no rio Perequê Mirim, assim chamado pelo reflexo da mata em sua água cristalina. Uma delícia! 

Quer conhecer?

Para agendar passeio entre em contato com o escritório da Fundação Florestal em Bertioga pelo fone (13) 3317 2094.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!