Ilhabela: Cachoeira da Toca reúne muitos atrativos e é bem pertinho

Cachoeira, cachaça, história e aventura em um só passeio

Ricardo Hiar
Publicado em 29/10/2018, às 13h15 - Atualizado em 23/12/2020, às 09h07

FacebookTwitterWhatsApp
Fernanda Lupo/Photo Verde Produções
Fernanda Lupo/Photo Verde Produções

Imagem acervo site

Além das belas praias, Ilhabela  é uma cidade que se destaca por suas cachoeiras. Ao todo, são 365 quedas d’águas. A cachoeira da Toca, localizada no bairro Reino, é uma delas e está entre os destinos mais frequentados no arquipélago.

O acesso é fácil e com sinalização adequada; até mesmo quem nunca foi à fazenda, consegue chegar. O principal trecho do percurso é feito por ruas pavimentadas. Apenas os cerca de 500 metros finais são de estrada de terra. A distância, da entrada da cidade, pela balsa, até o estacionamento que dá acesso à cachoeira, é de 11 km.

Imagem acervo site

A estrutura rústica e o modelo de construção do casarão principal mostram os sinais do tempo e retratam o período da escravatura. As telhas, por exemplo, foram moldadas nas coxas dos escravos. Hoje abriga uma lanchonete e um alambique, onde é produzida a famosa cachaça da Toca. A decoração é simples, mas com muitos registros do passado.

A Fazenda da Toca, que costuma ser um dos destinos dos turistas que chegam ao arquipélago por meio dos navios de cruzeiro, leva esse nome devido a uma grande toca de pedra existente ao lado da cachoeira principal da propriedade, que é particular e pertence aos irmãos belgas Van Sebroeck. 

Imagem acervo site

Durante os meses de temporada, as opções de lazer e entretenimento são ampliadas na Fazenda da Toca. O espaço, cuja área total é de 1,3 hectares, oferece quiosques com várias opções de alimentação, tirolesa, arvorismo e restaurante. Nos demais meses do ano, é possível conhecer as cachoeiras, trilhas, piscinas naturais, tobogãs, duchas.

Imagem acervo site

Degustação de cachaça

No engenho histórico é possível fazer  degustação da cachaça, produzida na fazenda e que chega a ter 60 sabores diferentes.

Imagem acervo site

O derivado da cana-de-açúcar leva os mais variados compostos, como frutas e hortaliças. As mais procuradas e apreciadas pelo público em geral são as cachaças de cambuci, maracujá e gengibre. O visitante pode ir tranquilo até o local, pois há um cardápio de lanches e petiscos a disposição. Com estacionamento privativo, é possível chegar bem próximo das quedas d’água, com mais segurança e comodidade.

Trilha dos Borges

Outra atração bastante frequentada e indicada para quem quer um maior contato com a natureza é a trilha dos Borges, localizada no interior da Fazenda da Toca. O percurso de 1600 metros, só pode ser feito com um guia autorizado.

O passeio de ida e volta leva em média seis horas e precisa de um agendamento prévio. O local mostra ao visitante uma trilha exclusiva, pouco explorada e repleta de fragmentos da história arqueológica, assim como da vida silvestre de Ilhabela.

Bom saber

O ingresso para visitar a Fazenda da Toca custa R$ 25,00 por pessoa; criança não paga. Para mais informações, telefone (12) 3896 5325. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!