MUITA GENTE

A ESPERA DA VACINA | Doses para pessoas acima de 65 anos esgotam em menos de duas horas

Senhas esgotaram antes das 9 horas - horário previsto para o início da liberação. Na segunda-feira, cerca de 170 pessoas com 66 anos ou mais ficaram na lista de espera

Da redação
Publicado em 20/04/2021, às 08h52 - Atualizado às 10h05

FacebookTwitterWhatsApp
A ESPERA DA VACINA | Doses para pessoas acima de 65 anos esgotam em menos de duas horas - Arquivo/JCN
A ESPERA DA VACINA | Doses para pessoas acima de 65 anos esgotam em menos de duas horas - Arquivo/JCN

A cidade de Bertioga enfrenta dificuldade para cumprir o calendário de vacinação contra a covid-19. As doses enviadas pelo governo do estado de São Paulo não são suficientes para suprir a procura pelo imunizante.

A administração municipal atribui esta defasagem ao fato da quantidade de doses enviada pelo estado ser feita apenas com base no Censo do IBGE de 2010.

A prefeitura afirma que, além do aumento natural da população, muitos proprietários de casas de veraneio estão residindo no município.

Desde o início da vacinação, idosos reclamam do esgotamento de senhas e denunciam a falta do imunizante. O aposentado Geraldo Sifrono, de 68 anos, por exemplo, enfrentou filas à toa quando chegou a sua vez. "Tinha que pegar senha no Ginásio de Esportes antes.

Voltou todo mundo sem vacinar, pessoal muito agitado e irritado. Não sei se eu vou tomar vacina", lamentou. Ele conseguiu tomar a vacina uma semana após a tentativa.

Na manhã desta terça-feira (20), quando foram liberadas as vacinas para pessoas acima de 65 anos, o problema se repetiu. As senhas deveriam ser liberadas a partir das 9 horas, mas se esgotaram bem antes, devido à procura do público, que formou filas quilométricas logo cedo.

A prefeitura ainda não informou quantas senhas foram fornecidas, mas adiantou que só estão disponíveis as vacinas para quem for tomar a segunda dose.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CNnoticiasdeultimahoraE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Na segunda-feira (19), também houve escassez do imunizante. Segundo a Secretaria de Saúde, foram aplicadas 388 doses da vacina contra covid-19.

Desse total, 289 foram destinadas à aplicação de primeiras doses em pessoas com idade igual ou superior a 66 anos e outras 99 para segundas doses, destinadas a idosos com mais de 69 anos e profissionais da saúde.

De acordo com a secretaria, a estimativa é de que aproximadamente 170 pessoas com 66 anos ou mais ainda precisem tomar a primeira dose do imunizante.

O munícipio elaborou uma lista de espera para quem buscou o posto de vacinação e não conseguiu receber a vacina. As doses serão disponibilizadas a esse grupo assim que nova remessa for enviada pelo governo estadual. 

A prefeitura esclarece que, em razão do governo do estado usar dados demográficos do último censo do IBGE, realizado em 2010, como referência para envio das doses ao município, o quantitativo recebido tem sido insuficiente para atender à demanda.

Buscando corrigir essa defasagem, a administração municipal está em tratativas com o governo estadual. No início do mês, o prefeito Caio Matheus esteve reunido com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para tratar sobre o envio de vacinas para o município.

Além disso, o município está adotando as medidas necessárias para a compra direta de vacinas por meio dos consórcios dos municípios da Baixada Santista e da Frente Nacional de Prefeitos. A expectativa é a aquisição de doses para vacinar inicialmente 50 mil pessoas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!