HOSPEDAGEM

Alta concorrência: saiba melhores períodos para conseguir hospedagem no Sesc Bertioga

Agosto é mês menos concorrido; entenda critérios utilizados pela instituição para definir a agenda

Rebeca Freitas
Publicado em 17/08/2023, às 17h50 - Atualizado em 18/08/2023, às 11h43

FacebookTwitterWhatsApp
Unidade é conhecida por aliar descanso e lazer  Piscina do Sesc Bertioga com palmeiras ao fundo - Foto: Rebeca Freitas
Unidade é conhecida por aliar descanso e lazer Piscina do Sesc Bertioga com palmeiras ao fundo - Foto: Rebeca Freitas

O Sesc Bertioga é muito procurado por quem quer curtir um espaço de lazer por um bom preço porque conta com um sistema de hospedagem semelhante a um hotel. Todos os seus atrativos geram alta concorrência: ele chega a receber 70 mil inscrições por mês durante a alta temporada e 30 mil na baixa. Em contrapartida, a unidade consegue atender a quatro mil hóspedes mensalmente. 

Segundo a coordenadora da Central de Reservas do Sesc Bertioga, Simone Barbosa, na baixa temporada (de março a junho e de agosto a novembro), exceto fins de semana, é mais provável conseguir vagas. “Datas comemorativas, como Natal, carnaval, réveillon, são as mais complicadas, de altíssima temporada. Períodos de terça a sexta, durante a baixa temporada, são datas com uma maior possibilidade de hospedagem para quem tiver disponibilidade”, indica Simone. 

Ainda de acordo com a representante, os meses de inverno são aqueles com menos competição por vagas. “O mês que a gente teve o menor número de inscrições foi agosto. É sempre o mês que a gente tem o menor número de inscritos. Todas as acomodações foram ocupadas, mas conseguimos atender a toda a lista de espera”, finaliza. 

A unidade litorânea conta com uma estrutura de 12 conjuntos de apartamentos que acomodam de duas a cinco pessoas e 50 casas para atender de quatro a dez pessoas. O tipo de acomodação é determinado conforme a necessidade dos hóspedes. Por conta da capacidade limitada, é feito um sorteio de vagas dentre os inscritos, que segue alguns critérios a fim de contemplar o maior número de hóspedes, priorizando pessoas que menos frenquentaram o Sesc Bertioga. 

O sorteio não é aleatório e, portanto, não segue a ordem de inscrição. Tem prioridade alta quem não esteve nenhuma vez na unidade, a prioridade é média para quem esteve há mais de dois anos e é baixa para quem esteve há um ano ou menos. Saiba quais são os passos para se inscrever:

Inscrições

As inscrições para se hospedar no Sesc Bertioga devem ser feitas com antecedência pelo portal centrodeferias.sescsp.org.br ou pessoalmente nas unidades do Sesc SP mediante agendamento prévio. O primeiro passo para quem vai fazer o processo online é fazer login no sistema, clicar em “nova hospedagem” e, em seguida, selecionar a data de interesse. É possível fazer inscrição antecipada ou uma compra imediata, a depender da disponibilidade. 

O que muitas pessoas não sabem, é que, além dos dependentes cadastrados no momento da inscrição, é possível levar mais dois convidados sem inscrição prévia se sua acomodação tiver camas não preenchidas ainda. Eles deverão apenas pagar as diárias para ocupar o quarto. 

Todas as opções de acomodação têm banheiro com secador de cabelo, ar condicionado, televisão e cofres. No momento da inscrição, também é possível informar se os hóspedes da viagem precisarão de berço e outras facilidades como transporte interno para pessoas com dificuldade de locomoção, além de translado da rodoviária de Bertioga até a unidade. Este deve ser pago à parte e custa R$ 3 por pessoa.

Após a conclusão da inscrição é só aguardar o resultado do sorteio. O tempo de antecedência para que o resultado do sorteio seja divulgado e comunicado por e-mail e SMS a todos os inscritos é de quatro meses. A dica para quem não foi contemplado é ficar de olho nos períodos disponíveis para compra direta, que são vagas ocasionadas por desistências. 

Leia também:Tudo sobre Sesc Bertioga: saiba como se hospedar ou passar o dia

Sobre o Sesc Berioga

Quadra de futsal do sesc, com um menino em destaque com uma bola em seus pés
Sesc conta com espaços esportivos (Foto: Rebeca Freitas)

As atividades de Turismo Social desenvolvidas pelo Sesc em São Paulo começaram em 1948. Ele foi uma das primeiras colônias de férias do país com instalações próprias e ajudou a inserir no cotidiano dos trabalhadores a questão do tempo livre, em uma época em que poucas pessoas se davam conta da importância desse aspecto para o bem-estar.

Quando inaugurado, ele tinha 28 casas pré-fabricadas e recebia pouco mais de 200 pessoas por vez. Hoje, a unidade possui completa infraestrutura de recreação: ginásio de esportes, circuito de caminhada, quadras de tênis e poliesportivas, minigolfe, campo oficial de futebol, parques aquáticos adulto e infantil, além de espaço relaxante. Atividades culturais e esportivas também estão programadas durante todo o dia. 

Durante a hospedagem, são mais de 30 espaços para conhecer, como a Casa do Caiçara, o Lago de Pesca, o Redário e o Centro de Educação Ambiental. Para os pequenos, há  lugares como a Casa da Árvore, o Espaço de Brincar e o Brinquedo Aquático. Em termos de esportes, também há opções como ginástica multifuncional e slackline.

Dentro do perímetro também está a Reserva Natural Sesc Bertioga, formada por uma floresta alta de restinga, onde já foram encontradas mais de 600 espécies da flora e da  fauna. O trabalho tem como base a conservação da natureza e diálogo com a comunidade.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!