ATLETA

Atleta do litoral conquista medalha no Pan-Americano e se classifica para o Mundial

Sensei e atleta enfrentaram uma luta fora do tatame para arrecadar as passagens ao Pan; hoje, precisam de ajuda para ir ao Mundial

Da redação
Publicado em 02/09/2022, às 11h49 - Atualizado às 13h58

FacebookTwitterWhatsApp
Atleta pede ajuda para ir ao mundial - REPRODUÇÃO
Atleta pede ajuda para ir ao mundial - REPRODUÇÃO

Amanda Sayuri, de 17 anos, conquistou a medalha de prata na modalidade de Karatê nos Jogos Pan-Americanos realizados em  agosto, no México. A jovem, que reside em Bertioga, litoral de São Paulo, se classificou para o Campeonato Mundial de Karatê.

A luta fora do tatame

Para ir ao Pan-Americano, Amanda enfrentou uma longa batalha ao lado de seu Sensei, Ticiano Lacerda. A dupla criou uma vakinha online para arrecadar R$ 8 mil, e pôde custear suas passagens para o México, além dos custos básicos.

A Confederação Brasileira de Karatê (CBK), fornece hospedagem aos atletas da Seleção Brasileira, porém, a passagem e  a alimentação ficam por conta dos competidores. 

“O sonho de um mundo ideal é o atleta só se preocupar em treinar”, comentou Ticiano, durante o Programa Café da Manhã, gravado em julho passado, com a finalidade de ajudar a atleta a arrecadar a verba para as passagens.

Porém, uma reviravolta emocionante aconteceu. Um dia após a transmissão do programa, o Deputado Federal Kim Kataguiri ficou ciente da história da atleta durante uma entrevista pela TV Cultura Litoral, e se dispôs a doar a quantia que faltava.

“Na minha avaliação é um absurdo um atleta desse porte no Brasil não ter o mínimo de assistência; um valor que para o poder público é irrisório. A gente gasta muito mais com coisas supérfluas”, desabafou Kim ao vivo.

A luta de hoje

No momento presente, classificada para o Mundial que ocorrerá na Turquia, a atleta tenta viabilizar a viagem (dela e do sensei) ao torneio. Para ajudar, acesse: https://bit.ly/mundialnaTurquia

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!