REFÚGIO NA PRAIA

Banhistas flagram cobra caninana 'tomando banho de mar' em Bertioga | VÍDEO

Serpente foi resgatada pelo Departamento de Operações Ambientais de Bertioga com o auxilio de guarda-vidas; caninana foi devolvida ao seu habitat

Lenildo Silva
Publicado em 27/12/2023, às 15h02 - Atualizado às 15h11

FacebookTwitterWhatsApp
Animal foi retirado da faixa de areia com apoio de guarda-vidas e levada ao seu habitat pelo DOA - Reprodução Internet / PMB
Animal foi retirado da faixa de areia com apoio de guarda-vidas e levada ao seu habitat pelo DOA - Reprodução Internet / PMB

Os dias quentes do verão podem fazer com que até mesmo as cobras saiam das tocas e busquem um refúgio refrescante ao lado dos humanos. Foi o que aconteceu na praia da Enseada, em Bertioga, no litoral de São Paulo, na qual uma cobra Spilotes pullatus, popularmente conhecida como cobra caninana, foi flagrada tomando banho de mar.

O animal apareceu no local na tarde de domingo (24) e surpreendeu os banhistas. Em um vídeo obtido pela reportagem do Portal Costa Norte é possível ver o réptil obedecendo às ordens dos guarda-vidas e mantendo-se em um local seguro com a água "batendo no umbigo".

Minutos após o flagrante, o Departamento de Operações Ambientais (DOA) foi acionado e resgatou a serpente com o auxilio de guarda-vidas. Segundo a prefeitura, o resgate da serpente da espécie Caninana foi realizado na faixa de areia em frente ao Hotel 27. Após o resgate, a caninana foi solta em seu habitat.

Veja o vídeo

Cobra caninana

Apesar da expressão "cobra caninana" ser utilizada para denominar pessoas falsas e sem caráter, o réptil, quando ameaçado, não é perigoso. A cobra caninana não produz veneno e, mesmo que produzisse, não possui dentição pela qual pudesse injetá-lo.

A presença de animais silvestres em ambientes urbanos é um fenômeno que exige cuidado e respeito mútuo. Em caso de encontro com cobras, a orientação é que a população mantenha distância e acione os órgãos competentes para realizar o resgate.

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Cursa jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!