DEZEMBRO VERDE

Bertioga conscientiza população contra o abandono de animais

Veja como denunciar abandono e maus-tratos de animais na cidade e o que é preciso fazer para adotar um bichinho no Centro de Controle de Zoonoses

Redação
Publicado em 08/12/2023, às 14h01

FacebookTwitterWhatsApp
Atualmente, mais de 130 pets, entre cães e gatos, estão disponíveis para adoção no CCZ - Denise Calazans/Prefeitura de Bertioga
Atualmente, mais de 130 pets, entre cães e gatos, estão disponíveis para adoção no CCZ - Denise Calazans/Prefeitura de Bertioga

O último mês do ano é dedicado a causa animal em Bertioga. É quando acontece a campanha Dezembro Verde, instituída pela Lei Municipal 1.468, de abril de 2022, e que busca combater o abandono e os maus-tratos contra animais.

As denúncias de abandono e maus-tratos podem ser feitas na cidade pelos telefones 190 da Polícia Militar, 153 do Guarda Civil Municipal (GCM) e (13) 3316 4079, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). É importante que no ato da denúncia a descrição dos fatos ocorridos seja feita com a maior exatidão, clareza e objetividade possíveis, informando endereço e nome dos responsáveis envolvidos. A denúncia é anônima.

A diretora de Vigilância à Saúde de Bertioga, Marly Inês, destacou que o CCZ recolhe os animais em risco de morte por atropelamentos e doenças, inclusive as infectocontagiosas, como leishmaniose e esporotricose; animais vítimas de maus-tratos e de abandono. Além disso, a diretora ainda reforçou a importância do Programa Estadual de Controle Populacional e Manejo Ético de Cães e Gatos e da adoção dos pets recolhidos pelo CCZ.

“Através da adoção você estará dando uma condição digna de vida a um animal, é uma demonstração de amor. Adote e ajude a diminuir a quantidade de animais que buscam um lar”, aconselhou Marly.

Atualmente, mais de 130 pets, entre cães e gatos, estão disponíveis para adoção no CCZ de Bertioga. Os interessados podem entrar em contato com o CCZ de segunda à sexta, das 9 às 17 horas pelo telefone: (13) 3316-4079. A unidade está, temporariamente, atendendo na rua Mestre Pessoa, 685, Centro, prédio da antiga garagem municipal.

No processo de adoção é feita uma entrevista com a pessoa interessada para saber se já teve ou tem um animal, se há crianças na residência, a segurança da casa, além de orientação sobre o acompanhamento veterinário durante a vida do bichinho.

Após responder as perguntas, cumprindo os requisitos, o novo tutor deve assinar um termo de responsabilidade, apresentar uma cópia do RG e do comprovante de residência, na formalização do processo de adoção. Assim sendo, o animal pode ser levado até o novo lar. Todos os cães e gatos disponíveis para adoção estarão vacinados, castrados e vermifugados.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!