NO RIO DA PRAIA

Bertioga homenageia um amor pela cidade que transcende gerações

Narciso Berlofi e sua história com Bertioga agora integram o projeto Ruas e Memórias, que eterniza personalidades com denominação de vias e praças públicas

Redação
Publicado em 08/04/2024, às 16h11 - Atualizado em 09/04/2024, às 08h43

FacebookTwitterWhatsApp
Narciso Berlofi empresta seu nome  à praça que fica em frente ao Sesc Bertioga - Arquivo Pessoal
Narciso Berlofi empresta seu nome à praça que fica em frente ao Sesc Bertioga - Arquivo Pessoal

O amor pela cidade de Bertioga, que influenciou outras três gerações, foi reconhecido e homenageado, na tarde de sexta-feira (5),  pelo projeto ‘Ruas e Memórias’, com a denominção da praça que fica em frente ao Sesc Bertioga, no bairro Rio da Praia, agora chamada Narciso Berlofi. Em frente ao local está a casa da família, construída aos poucos há mais de 60 anos e uma das primeiras do bairro. Nela, eram recebidas as famílias de motoristas que, costumeiramente, encontravam dificuldades na passagem pela cidade, em uma época na qual  a praia da Enseada era a única via de acesso. 

Narciso estava habituado a ajudar a desatolar os carros da faixa de areia, como conta sua filha Dinalva Berlofi Zeidan: “Quando o processo era muito demorado, ele abrigava adultos e crianças, que estavam no veículo, dando-lhes café quentinho, pão, frutas e, às vezes, até o almoço”. 

Ela lembra que, inicialmente, sua família vinha para passear, mas com o tempo, mudaram-se para a cidade. “Ele amava esse local e transferiu esse amor para nós. São 60 anos que eu vivo aqui e é um amor muito grande; transferi para os meus filhos. É uma semente que foi plantada e, hoje, nós vivemos, trabalhamos e montamos a nossa empresa aqui”, aponta Dinalva. Atualmente, o Grupo Costa Norte é uma das principais empresas de comunicação do litoral paulista.

Dinalva e Rose Mary, filhas de Narciso, com a placa da praça | Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Dinalva e Rose Mary, filhas de Narciso, com a placa da praça | Divulgação/Prefeitura de Bertioga

O prefeito Caio Matheus reforça: “A família Berlofi é uma família não só que plantou muitas amizades e que ajudou muita gente, mas fez parte da história da cidade, ajudando Bertioga em seu crescimento; é uma família que cresceu na cidade e se desenvolveu e, hoje, faz parte do Grupo Costa Norte”.

Narciso Berlofi

Nascido em 7 de dezembro de 1922, em Conchal, interior de São Paulo, Narciso Berlofi era filho de imigrantes, que vieram da Itália para o Brasil na esperança de ganhar a vida nos cafezais paulistas. Em São Paulo, aprimorou seus dons no setor têxtil e tornou-se técnico. Conheceu e casou com Maria de Jesus e teve três filhos, Rubens, Dinalva e Rose Mary. 

Em 1958, aos 36 anos, ele conheceu Bertioga e, no ano seguinte, trouxe toda a família. Na época, o acesso à cidade era possível apenas pela barca da Companhia Santense. Dinalva recorda: “Nós vínhamos para cá, ele andava com a gente pelas praias, pelas cachoeiras. Não tinha avenida, não tinha rua nenhuma, você chegava na vila de balsa e, para ir para o Sesc, por exemplo, onde era o terreno, tinha que ir pela praia. Não tinha avenida lá”. 

Narciso Berlofi faleceu em 30 de outubro de 1989. Com o projeto ‘Ruas e Memórias’, da prefeitura de Bertioga, seu nome e o amor que dedicou pela cidade são prestigiados e eternizados.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!