MUDAS DE ESPERANÇA

Em Bertioga, escola do Chácaras adere ao programa Clorofila

Parceria com a escola municipal Genésio Sebastião dos Santos marca retomada das atividades presenciais do projeto da Sobloco após relaxamento das regras de isolamento social

Da redação
Publicado em 05/08/2021, às 09h23 - Atualizado às 10h20

FacebookTwitterWhatsApp
Em Bertioga, escola do Chácaras adere ao programa Clorofila - Imagem: Divulgação Sobloco
Em Bertioga, escola do Chácaras adere ao programa Clorofila - Imagem: Divulgação Sobloco

O Programa Clorofila de Educação Ambiental retomou as atividades presenciais nas escolas de Bertioga com a inauguração da parceria do programa com a Escola Municipal Genésio Sebastião dos Santos, no bairro Chácaras, na quarta-feira (4).

Estudantes, professores e coordenadores, junto com a equipe do programa, puseram as mãos na terra para plantar mais de uma dezena de mudas de árvores, como jatobá, ipê amarelo, jambo, guanandi, ingá, escova-de-garrafa, coqueiro, jabuticabeira, resedá, jatobá, ixora e outras, formando o novo paisagismo da escola. 

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CostaNortesonoticias3& receba matérias exclusivas. Fique sempre bem informado! 📲

O projeto já vinha sendo discutido previamente com a direção da escola e professores, de forma a atender todas as necessidades do espaço e criar um ambiente mais agradável, florido e humano.

Os educadores ambientais da Sobloco unirão esforços com os professores para orientar as 20 turmas da escola sobre como lidar com as plantas que fazem parte do novo projeto paisagístico.

Em uma próxima etapa, os alunos com idade entre 6 e 10 anos aprenderão técnicas de compostagem e como manter a horta que também está sendo implantada.

“O Programa Clorofila vem reafirmar um de seus compromissos que é o de tornar o ambiente escolar mais bonito, agradável e mais cheio de natureza. Depois de um período de pandemia em que a gente não podia nem ir até as escolas, a satisfação de fazer esse plantio é ainda maior”, afirma Cristina Peres, educadora ambiental da Sobloco e coordenadora do Programa Clorofila.

A coordenadora pedagógica da escola, Renata Lanza, conta que muitos dos mais de seus 600 alunos não nasceram na cidade ou se mudaram recentemente para o bairro Chácaras.

“Aqui em Bertioga, as crianças crescem perto da natureza, mas muitas vezes não se sentem responsáveis pelo meio ambiente. O Programa Clorofila promove esse cuidado com a escola, o que traz uma sensação de pertencimento ao bairro, à cidade. Isso é muito especial”, destacou.

A diretora de gestão pedagógica da secretaria da Educação de Bertioga, Cristina Quintella Squillante, também acompanhou o evento. “É uma alegria muito grande ver mais uma escola se tornando parceira do Clorofila. Esse é um projeto que eu acompanho há quase 24 anos, quando eu era diretora de escola”, disse.

Ainda de acordo com a diretora de gestão, o projeto desperta na criança um verdadeiro amor pela natureza. “É um projeto muito inclusivo, porque permite que todos os alunos da escola tenham essa experiência de lidar com a terra e de aprender a cuidar do meio ambiente. Em um momento em que as crianças passam muito tempo com o celular e assistindo televisão, essa experiência de plantar, ver crescer e degustar um alimento é muito especial”, observa.

O diretor da escola municipal Adalberto Barbosa afirmou que o planeta enfrenta desafios impostos pela degradação da natureza. “O Programa Clorofila acaba despertando nas crianças uma consciência maior sobre a importância do Meio Ambiente”, destacou.

Para a diretora adjunta de marketing da Sobloco, Beatriz Almeida, manter o Programa Clorofila por 29 anos ininterruptos faz parte da filosofia da empresa, que é o de promover a educação e a cultura na cidade. “Queremos que esses estudantes desenvolvam uma afetividade com relação ao seu espaço escolar e sejam mais pró-ativos com relação às questões ambientais. Essa consciência começa no ambiente mais próximo da criança que é sua casa, sua escola”, afirma.

As atividades de plantio ocorreram nos dois turnos da escola, abrangendo todas as classes.

Em uma próxima etapa, os alunos com idade entre 6 e 10 anos aprenderão técnicas de compostagem e como manter a horta que também está sendo implantada Em Bertioga, escola do Chácaras adere ao programa Clorofila (Imagem: Divulgação Sobloco)

Programa Clorofila

O Programa Clorofila, com 29 anos, destaca-se pela diversidade das frentes de trabalho, que compreendem a produção e manejo de hortas nas escolas, culinária saudável, cursos para jovens, plantios, oficinas de reciclagem e Prêmio Atitude Ambiental.

A proposta é que o professor seja o grande agente disseminador de novos conceitos de sustentabilidade para o público-alvo das atividades. Ao longo de sua trajetória, o programa contemplou diretamente mais de 20 mil alunos, de 25 escolas, dentre estaduais, municipais e privadas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!