MUNDO ANIMAL

Fotógrafo registra novas aparições de caravelas-portuguesas em Bertioga (SP)

Animais foram registrados a três quilômetros da costa e, segundo o fotógrafo, podem chegar às praias da cidade nos próximos dias

Redação
Publicado em 30/01/2024, às 22h05 - Atualizado em 31/01/2024, às 18h26

FacebookTwitterWhatsApp
Centenas de caravelas-portuguesas foram registradas na manhã da terça-feira (30) - Foto: Rafael Mesquita
Centenas de caravelas-portuguesas foram registradas na manhã da terça-feira (30) - Foto: Rafael Mesquita

Em um passeio de moto aquática em alto mar, na altura da praia de Boraceia, em Bertioga, no litoral de São Paulo, o fotógrafo de natureza e vida selvagem Rafael Mesquita deparou-se com um grande número de caravelas-portuguesas (Physalia physalis). As imagens, registradas na terça-feira (30), alertam para a presença dos animais na região, o que significa risco de queimaduras para banhistas.

"Olha só o tanto de coisa que acumulou aqui, inclusive várias caravelas, e lixo também. Toma cuidado pessoal na praia, porque em breve essas caravelas vão chegar na  costa", alertou Mesquita em um vídeo publicado nas redes sociais.

Veja o vídeo

O que são caravelas-portuguesas?

Apesar de serem frequentemente confundidas com águas-vivas, as caravelas-portuguesas não pertencem a essa categoria; na verdade, são uma espécie de sifonóforos, criaturas pequenas e transparentes do mar aberto. Formadas por uma colônia de organismos especializados, apresentam uma bolsa flutuante colorida, semelhante a uma bexiga, e longos tentáculos com células urticantes abaixo. Suas toxinas podem causar irritações na pele e reações alérgicas.

Encontradas em águas tropicais e subtropicais, as caravelas-portuguesas são impulsionadas pelo vento e pelas correntes oceânicas, não possuindo mecanismos de propulsão próprios. Por viverem na superfície da água e terem uma aparência exótica, é comum que turistas, que não conhecem a espécie, queiram se aproximar ou até mesmo tocar no animal.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!