TERCEIRA IDADE

Idosos de Bertioga na ativa: ‘Queremos ser referência para os mais novos’

Nesta Semana da Pessoa Idosa, conheça equipe de canoagem Ohana e campanha da Secretaria de Desenvolvimento Social exposta na cidade

Rebeca Freitas
Publicado em 28/09/2023, às 16h26 - Atualizado em 29/09/2023, às 11h37

FacebookTwitterWhatsApp
Atletas da equipe Ohana dão show de vitalidade e energia depois dos 60 anos - Arquivo pessoal/ Cassandra Signoretti
Atletas da equipe Ohana dão show de vitalidade e energia depois dos 60 anos - Arquivo pessoal/ Cassandra Signoretti

Cesar Signoretti, de 68 anos, é leme da equipe de canoagem Ohana, nome de origem havaiana que tem como significado “família”. A equipe existe oficialmente há três anos e é formada majoritariamente por idosos, que treinam diariamente no mar e no canal de Bertioga

O exercício é realizado todas as manhãs, antes mesmo do Sol nascer, e o time de idosos é pontual. “As pessoas que chegam aqui rindo às 4h30 da manhã são idosos. As pessoas mais novas, porém, não gostam de acordar cedo”, aponta Cesar. 

Ele conta que a equipe nasceu pequena, com seis pessoas em uma canoa, mas indicações surgiram e muitas pessoas passaram a procurar o grupo. “Hoje já reunimos equipes em 10 canoas, em diferentes categorias”. A participação no grupo de canoagem é gratuita e os membros podem colaborar de maneira voluntária. 

Para Cesar, a canoagem é praticada com prazer há 9 anos. “Se eu soubesse que ser idoso era tão bom, eu seria há mais tempo. Conheci muita gente boa depois de idoso. Queremos ser referência para os mais novos e mostrar que eles não precisam ter medo de envelhecer. Aqui na equipe de canoagem promovemos saúde, amizade e respeito”, relata. 

Sua esposa, Cassandra Signoretti, de 67 anos, não fica para trás quando o assunto é vitalidade. Para ela, os problemas ficam em segundo plano quando entra na canoa e ela começa a remar. “Já trabalhamos muito, agora é que começamos a viver com plenitude”, constata.

Ainda estamos aqui

luiza
Luiza é ativa em diversas modalidades esportivas aos 66 anos - Arquivo pessoal/ Luiza Gastaldello

Luiza Gastaldello, de 66 anos, frequenta o grupo de canoagem Ohana e recentemente foi convidada para estrelar também uma campanha para a promoção da Semana da Pessoa Idosa, intitulada Ainda Estamos Aqui!  Na campanha, Luiza segura uma placa que exibe a frase Ser idoso é só uma questão de tempo.

“Fui convidada para ser fotografada e foi uma experiência muito boa. Nós definimos algumas frases que pudessem chamar atenção. Esse projeto é muito importante para as pessoas terem consciência o quanto os idosos são importantes e merecem respeito”, relata Luiza. 

Para ela, a terceira idade é parte integrante da sociedade e deveria ser mais valorizada. “Infelizmente muitas pessoas tratam seus familiares idosos como se fosse um objeto já usado, que não tem serventia para nada. Sabemos que isso acontece. É muito importante reforçar que os idosos não são qualquer coisa. Fazemos parte de uma sociedade, já fizemos muito por ela e queremos ainda fazer. Temos aptidão, vontade e essa crença que podemos ser alguém e podemos ajudar”, complementa. 

Além da canoagem, Luiza também participa de outras atividades como o beach tennis. “Comecei na canoagem aqui em Bertioga há 4 anos, em 2019, e isso me ajudou muito e fez com que eu participasse de uma equipe. Hoje eu remo com a equipe Ohana, através do Paddle Club. Participo de competições mistas e femininas e é muito bom! Todo mundo deveria participar. Também tenho aulas de beach tennis pela prefeitura e aulas de ginásticas multifuncionais no Sesc; então Bertioga nos incentiva muito à prática de esporte. Gostaria de ter tempo e possibilidade para fazer outros”, enaltece. 

O Dia Internacional da Pessoa Idosa é celebrado em  1º de outubro e em comemoração, foram produzidos dez totens em tamanho real com fotos de pessoas que se voluntariaram para terem sua imagem exibida no centro da cidade. A campanha Ainda Estamos Aqui! foi elaborada pela empresa MC2 para a Secretaria de Desenvolvimento Social. 

idosa
Totens estão distribídos em pontos estratégicos e geram reflexão com frases impactantes - Divulgação/MC2

“A ideia era que a gente desse voz e visão para pessoas idosas. A intervenção artística urbana de mobilização social dá vistas a essa classe e vai durar até o fim da Semana do Idoso, no domingo (1º).  Depois, os totens vão para o Viva Bem, que é o antigo Espaço Cidadão. Lá a gente vai montar uma exposição permanente, acompanhada de um vídeo que mostra o processo de criação do trabalho”, afirma Mauricio Cardoso, um dos responsáveis pela MC2. 

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!