NATUREZA

Parques estaduais em Bertioga recebem melhorias

Novos mirantes, deques, áreas de camping e escadarias estão entre novas instalações dos parques da Restinga e Serra do Mar; nova trilha deve ser inaugurada em 2024

Rebeca Freitas
Publicado em 18/08/2023, às 16h43 - Atualizado em 21/08/2023, às 10h02

FacebookTwitterWhatsApp
Rio Guaratuba integra paisagem dos parques estaduais - Foto: Milena Leonel/Fundação Florestal
Rio Guaratuba integra paisagem dos parques estaduais - Foto: Milena Leonel/Fundação Florestal

Os aventureiros que já conhecem os parques estaduais de Bertioga agora têm um motivo a mais para visitá-los! Intervenções que trarão melhorias ao acesso e uso das trilhas estão sendo implementadas no Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB) e no Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Bertioga (PESM-NB). As obras estão sendo executadas em diversos percursos e incluem novos mirantes, deques, áreas de camping e escadarias.

Conforme aponta a gestora do PESM-NB Juliana Castro, muitas das medidas foram tomadas visando a segurança dos visitantes. “As estruturas estão sendo instaladas nos locais com mais riscos de quedas e escorregões, pensando sempre em aumentar a proteção do visitante e também em ampliar a acessibilidade. Nos locais íngremes, onde os visitantes costumam tirar muitas selfies, estão sendo instalados mirantes e guarda-corpos. Já nos locais com grande declive estão sendo introduzidas escadas e corrimões”, menciona a gerente.

A maioria das obras recebeu aporte do governo do estado, enquanto a trilha da Torre do 47 recebeu contribuição de grupos diligentes por meio do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA).

O que muda

Mirante foi colocado na Trilha da Cachoeira do Elefante para que visitantes possam admirar complexo de cachoeiras  (Foto: Milena Leonel/ Fundação Florestal)

Na trilha do Itaguaré, foi implementado um deque de madeira para tornar o caminho mais acessível. Além disto, também foi instalado um mirante de frente para o rio e para a praia. Já na trilha da Cachoeira do Elefante, os novos acréscimos foram um portão na entrada da trilha, uma cerca nos arredores e um mirante para incentivar a contemplação do complexo de cachoeiras.  

Nova área de camping em Guaratuba conta também com abrigo para monitores  (Foto: Milena Leonel/ Fundação Florestal)

Na trilha do Guaratuba ,  estão em andamento as obras para a instalação de uma área de camping que contará com um abrigo para os Monitores Ambientais Autônomos. A área será aberta a todos. A expectativa é de que o atrativo esteja disponível em breve no site de ingressos, mediante agendamento e acompanhamento de monitor ambiental autônomo. Todos os detalhes do agendamento e da visita devem ser tratados diretamente com o monitor.  

O Mirante do Itaguá, por sua vez, deverá receber um novo mirante com guarda-corpo, escadaria e corrimão a fim de melhorar a experiência dos visitantes e torná-la mais segura. Por fim, para melhorar o acesso à trilha da Torre 47, organizou-se uma força tarefa entre monitores para a instalação de pinguelas. 

Nova trilha em Bertioga para 2024

Amantes da natureza devem ganhar um novo percurso para explorar. No complexo de trilhas do rio Itapanhaú, na região da rodovia Mogi-Bertioga, já existem três trilhas em operação: a Trilha do Vale Verde até a Casa de Pedra, a Trilha da Cachoeira do Elefante via Vale Verde e a Trilha da Cachoeira do Elefante via Mirante. Segundo Juliana, um caminho diferente em meio ao verde deve ser estreado em breve nesta área. 

“Em meados de 2024, nós vamos inaugurar a Trilha do rio das Pedras. Ela será acessada pela parte alta da serra e levará o visitante até um rio selvagem no meio da floresta, onde haverá uma área de camping. Será possível ir e voltar pela parte alta da serra, mas os visitantes mais aventureiros poderão seguir sua caminhada sentido litoral, se conectando com as outras trilhas do complexo até chegar à baixada litorânea, em uma travessia de cerca de 15 km”, conta a responsável pelo Parque Serra do Mar em Bertioga.  

Sobre o Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Bertioga

O PESM-NB é considerado um dos trechos litorâneos mais bem preservados de Mata Atlântica, garante a manutenção de variados serviços ecossistêmicos e protege importantes áreas produtoras de águas que abastecem a região da Baixada Santista. 

Com o Parque Estadual Restinga de Bertioga, localizado em sua adjacência, forma um corredor ecológico e de biodiversidade entre os ambientes terrestre e marinho costeiro. O núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar é reconhecido por suas paisagens de grande beleza cênica e que abriga em seu interior uma variedade de ecossistemas, de espécies endêmicas e também de algumas ameaçadas de extinção.

Sobre o Parque Estadual Restinga de Bertioga 

O Parque Restinga conta com mais de 9 mil hectares e fica integralmente no município de Bertioga. Ele tem como objetivos a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do corredor biológico entre os ambientes marinho costeiro, a restinga e a Serra do Mar.

O conjunto verde abriga áreas de manguezal, floresta ombrófila densa e 98% dos remanescentes de mata de restinga da Baixada Santista. A área de preservação abriga também 53 espécies de bromélias – 1/3 das espécies de todo o estado – e 44 espécies ameaçadas de extinção. O parque apresenta uma grande diversidade de fauna e, entre elas, espécies ameaçadas de extinção. O parque é lar de aves, répteis, anfíbios e mamíferos.

O espaço protege as sub-bacias dos rios Itaguaré e Guaratuba. Há também um rico patrimônio cultural com a presença de sambaquis, indicando ocupação por povos pescadores-coletores-caçadores, que podem remontar a 5 mil anos.

A sede administrativa do Parque Estadual Restinga de Bertioga e do Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Bertioga fica na avenida Henrique Costabile, 114, Centro, Bertioga/SP. Interessados em percorrer as trilhas podem se inscrever através do link

Veja também:Pessoas com deficiência terão acesso a trilhas em Bertioga

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!