PREVENÇÃO

Prefeitura reforça a importância do apoio da população no combate à dengue

Cuidados caseiros colaboram para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya

Redação
Publicado em 27/01/2024, às 11h29 - Atualizado em 29/01/2024, às 11h59

FacebookTwitterWhatsApp
Ações da prefeitura contam com visitas às casas e orientações dos agentes de combate às endemias - Joanderson Piropo/Prefeitura de Bertioga
Ações da prefeitura contam com visitas às casas e orientações dos agentes de combate às endemias - Joanderson Piropo/Prefeitura de Bertioga

A recorrência da união de chuva e calor, durante o verão, criam o ambiente perfeito para a proliferação do temido Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para prevenir as doenças, a prefeitura de Bertioga reforça a importância do apoio da população com cuidados caseiros.

As ações da prefeitura contam com visitas às casas e orientações dadas por agentes de combate às endemias, que também identificam focos de proliferação do mosquito. Residências vizinhas a casos registrados das doenças também são visitadas por equipes da Vigilância em Saúde, do Programa Municipal de Combate às Arboviroses,  por isso, é fundamental que os moradores recebam os agentes e sigam as orientações de prevenção e de eliminação de criadouros.

A prefeitura orienta que os moradores adotem os cuidados caseiros, ao menos uma vez por semana. Confira algumas medidas:

  • Verifique se a caixa d’água e as lixeiras estão bem tampadas;
  • Retire pratos debaixo dos vasos de plantas; 
  • Limpe as calhas, bandeja coletora de água do ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira;
  • Trate a água da piscina;
  • Lave o recipiente e troque a água dos pets diariamente;
  • Não acumule lixo e recipientes inservíveis no imóvel.

Sintomas

Entre os sintomas da dengue estão: febre alta (acima de 38°C); dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A infecção pode ser leve ou grave e, neste último caso, pode evoluir para hemorrágica.

O paciente precisa fazer repouso, se manter hidratado e não tomar medicamentos sem indicação médica. É fundamental que, ao apresentar sintomas, a pessoa procure um serviço médico.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!