SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Riviera de São Lourenço comemora desenvolvimento sustentável

Semana do Meio Ambiente embala celebração de 30 anos do maior case de sustentabilidade ambiental da iniciativa privada

Da redação
Publicado em 02/06/2023, às 14h28 - Atualizado às 15h07

FacebookTwitterWhatsApp
Em 2022, foram recolhidas, triadas e vendidas 467 toneladas de resíduos. Coleta de resíduos recicláveis na Riviera Centro para coleta de resíduos recicláveis na Riviera de São Lourenço - Divulgação/Sobloco
Em 2022, foram recolhidas, triadas e vendidas 467 toneladas de resíduos. Coleta de resíduos recicláveis na Riviera Centro para coleta de resíduos recicláveis na Riviera de São Lourenço - Divulgação/Sobloco

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, primeira semana do mês de junho, a Riviera de São Lourenço, bairro planejado de Bertioga (SP), dá exemplo de boa gestão ambiental ao celebrar, dentre outras iniciativas, os 30 anos de seu Programa de Gestão de Resíduos como case único de desenvolvimento sustentável. Em três décadas, cerca de oito mil toneladas de resíduos sólidos como papel, vidro, metal e plástico foram recolhidos, triados e reciclados.

O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Riviera de São Lourenço, criado pela Sobloco Construtora, é apontado como um dos mais bem-sucedidos e o maior trabalho do gênero desenvolvido pela iniciativa privada no Brasil, reconhecido por pesquisas acadêmicas e, como parte do Sistema de Gestão Ambiental do empreendimento, certificado pela norma ISO 14001.

A Associação recolhe os materiais previamente separados nas residências e comércio levando-os para a Central de Triagem da Riviera. Ali, são separados papéis, papelão, plástico, vidro, metais, eletrônicos, lâmpadas e outros recicláveis. Os papéis, papelões e latas são prensados e enfardados para otimizar a destinação. Ao atingir o volume necessário, os materiais são colocados em caçambas que são transportadas até as empresas que realizam o processo de reciclagem.

A Associação dos Amigos da Riviera também faz a coleta dos resíduos vegetais, a exemplo dos restos de podas e aparas. A preocupação estende-se até o transporte, e os resíduos são picados para redução de volume e otimização da entrega ao destino final, considerando a produção de composto orgânico ou de biomassa.

O valor gerado por esta atividade de economia circular é revertido para a Fundação 10 de Agosto, entidade sem fins lucrativos, responsável por promover ações de educação e qualificação profissional em Bertioga.

Com diversos cursos, a Fundação 10 de Agosto vem mudando a vida das pessoas ao longo dos seus 30 anos de história, como, por exemplo, de  Tailon Costa que durante  entrevista para a TV Cultura Litoral ressaltou: “A fundação foi um projeto que me formou para a vida, me ensinando sobre educação, respeito, sobre viver em sociedade”, afirma o ex-aluno do campo musical em que a entidade atua.  

Desenvolvimento sustentável

A Riviera de São Lourenço recolhe e destina corretamente os resíduos sólidos, revertendo a receita da venda para projetos do Terceiro Setor voltados para a comunidade. Em 2022, foram recolhidas, triadas e vendidas 467 toneladas de resíduos: 204,36 toneladas de papel, 69,78 de plástico, 17,20 de metais e 175,71 de vidro.

De janeiro a maio deste ano, foram 181 toneladas de resíduos, além de 4.764 metros cúbicos de resíduos vegetais. A coleta seletiva é atualmente operacionalizada pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, iniciativa 100% privada, parte do programa de gerenciamento de resíduos do bairro.

Acesse o vídeo e confira os detalhes sobre a gestão de resíduos na Riviera: Link

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!