REFORÇOS

Saúde de Bertioga recebe 12 novos médicos clínicos

Cinco dos médicos começaram a atuar nesta semana, mais sete devem chegar até o fim do mês; postos de trabalho ainda serão definidos

Rebeca Freitas
Publicado em 24/11/2023, às 14h22

FacebookTwitterWhatsApp
ESF Boracéia deve ser uma das unidades beneficiadas pelo reforço médico - Divulgação/ Prefeitura de Bertioga
ESF Boracéia deve ser uma das unidades beneficiadas pelo reforço médico - Divulgação/ Prefeitura de Bertioga

A saúde de Bertioga, no litoral paulista, recebeu a incorporação de 12 novos médicos clínicos. Cinco deles iniciaram suas atividades nesta semana, enquanto outros sete são esperados até o final do mês. Esses profissionais serão destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do município.

Os médicos são especializados em clínica geral. Conforme a Secretaria de Saúde, a definição definitiva sobre os locais de trabalho será feita após a chegada de todos os médicos, considerando as necessidades específicas de cada unidade.

Antes de integrarem a rede municipal de saúde, os médicos passam por um processo de integração e treinamento conduzido pelo Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde.

Esses profissionais foram incorporados por meio do Programa Mais Médicos do governo federal, com o apoio de estados e municípios, visando aprimorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A prefeitura informou que, paralelamente ao aumento do quadro médico, realiza obras de ampliação e modernização das UBSs do município. Além das reformas abrangendo a parte elétrica, hidráulica, teto e piso, as unidades serão climatizadas e receberão novos equipamentos e mobiliário.

Atendimento de saúde na cidade

Além do Hospital Municipal de Bertioga, que opera 24h por dia, as UBSs atendem das 7h às 17h, e as ESFs das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, excluindo feriados e pontos facultativos. Essas unidades oferecem serviços de livre demanda, como multivacinação, coleta de exames laboratoriais, testagem rápida de gravidez, covid-19 e infecções sexualmente transmissíveis (IST); curativos, aferição de pressão arterial, dispensa de medicamentos, consulta de enfermagem para planejamento familiar, exame de glicemia capilar e pesagem para acompanhamento do Bolsa Família.

Também é possível agendar diretamente na unidade serviços como eletrocardiograma, exame pré-natal, coleta de preventivo e consultas com médicos clínicos, pediatras, ginecologistas, além do atendimento odontológico.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!