DO NADA

Temporal repentino derruba árvores e arrasta cadeiras de bar em Bertioga (SP)

Chuva e vento durou menos de 10 minutos, mas foi o suficiente para causar danos na cidade; temporal permanece nos próximos dias, diz previsão do tempo

Lenildo Silva
Publicado em 22/11/2023, às 20h15 - Atualizado em 23/11/2023, às 13h55

FacebookTwitterWhatsApp
Previsão para os próximos dias é de que os ventos intensos permaneçam na região - Reprodução
Previsão para os próximos dias é de que os ventos intensos permaneçam na região - Reprodução

Uma repentina e intensa chuva acompanhada de ventos fortes atingiu a cidade de Bertioga, no litoral de São Paulo, no final da tarde desta quarta-feira (22). O temporal, que teve duração inferior a 10 minutos, deixou um rastro de danos significativos em alguns bairros da cidade.

O vento forte e as nuvens carregadas apareceram por volta das 17 horas e, em alguns minutos, derrubaram árvores e arrastaram as cadeiras de uma pastelaria na região central da cidade. A tempestade também resultou na interrupção do fornecimento de energia em alguns bairros.

Um dos pontos mais impactados foi o centro da cidade, onde as cadeiras e mesas de um bar foram arrastadas com a força do vento e árvores caíram, na avenida Anchieta. Até o momento, não há registros de feridos.

Energia elétrica restabelecida

A Neoenergia Elektro, empresa responsável pela administração da rede de distribuição elétrica na cidade informou que equipes atuaram rapidamente e o fornecimento de energia já foi restabelecido. Segundo a Elektro, neste momento, não há desligamento na cidade.

De acordo com informações da prefeitura de Bertioga, as equipes da Defesa Civil atenderam duas ocorrências de quedas de árvores em cima de residências, todas sem vítimas.

O índice pluviométrico das últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil municipal, é de 40 mm. O órgão não tem o registro da velocidade dos ventos.

Veja o vídeo

Tempo nos próximos dias

O litoral de São Paulo está em alerta para uma nova tempestade com rajadas de vento de até 80 km/h e chuva de até 175 mm a partir de amanhã, quinta-feira (23). A previsão é válida até sábado (25).

No litoral norte, o volume de chuva previsto é de até 175 mm, e rajadas de vento podem atingir 80 km/h. Já a Baixada Santista deve registrar 100 mm de chuva e ventos que podem chegar a 70 km/h.

De acordo com a Defesa Civil, a frente fria vai passar distante da costa do litoral paulista, mas, mesmo assim, o fenômeno provocará chuvas fortes na região, com possibilidade de raios, granizo e ventania.

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Cursa jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!