PREOCUPAÇÃO

Caraguatatuba está em alerta para risco de infestação do mosquito Aedes aegypti

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) concluiu a quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano. Foram vistoriados 2.268 imóveis por toda cidade e o índice obtido foi de 1,1%, considerado em situação de alerta para o risco de infestação do mosquito

Da redação
Publicado em 09/11/2022, às 10h10 - Atualizado às 11h12

FacebookTwitterWhatsApp
Homem se passou por agente da dengue para entrar na casa dos munícipes e furtar quatro celulares e um RG Dengue Mosquito da dengue na pele de uma pessoa - Divulgação
Homem se passou por agente da dengue para entrar na casa dos munícipes e furtar quatro celulares e um RG Dengue Mosquito da dengue na pele de uma pessoa - Divulgação

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), concluiu a quarta e última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do ano.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial

Foram vistoriados 2.268 imóveis por toda cidade e o índice obtido foi de 1,1%, considerado em situação de alerta para o risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue.

A região central registrou o número mais alto de ADL. Os agentes de zoonoses intensificaram as vistorias no centro e o bloqueio mecânico nas residências com casos positivos.

A ADL é uma ação onde os agentes do CCZ vistoriam imóveis e coletam amostras em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para medir a infestação da dengue nos bairros. A partir disso é possível ter um panorama da situação no município.

Segundo o coordenador das equipes de controle da dengue, Ricardo Fernandes, os índices estão baixando se comparado com o de abril, quando o município chegou a 4%.

“Mesmo com o baixo índice é importante que a população continue com os cuidados dentro de casa, mantendo limpo qualquer criadouro que possa acumular água limpa”, reforça Fernandes.

A preocupação é com a chegada dos períodos mais quentes, quando o período reprodutivo do mosquito fica mais curto e ele se reproduz mais rápido, aumentando os casos de dengue no verão.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Segundo a secretaria de Saúde, a cidade já registrou até o momento, 209 casos positivos de dengue, ultrapassando todo ano de 2021, com 72 casos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!