COVID-19

Caraguatatuba (SP) | Prefeitura registra aumento de internações de pacientes de outros municípios

Censo epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde registra ocupação em 77% nas UTIs e 54% em enfermarias

da Redação
Publicado em 15/03/2021, às 16h57 - Atualizado às 17h02

FacebookTwitterWhatsApp
Secretaria de Saúde ressalta que o momento é de alerta por conta da migração natural de pacientes - Reprodução/ Prefeitura de Caraguatatuba
Secretaria de Saúde ressalta que o momento é de alerta por conta da migração natural de pacientes - Reprodução/ Prefeitura de Caraguatatuba

O colapso anunciado em unidades hospitalares de cidades do Litoral Norte provoca reações  em Caraguatatuba (SP) com o aumento no número de atendimentos e internações.

O reflexo é percebido na procura pelas estruturas municipais, principalmente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Cerca de 30% dos atendimentos são originários de outras cidades e agora Caraguatatuba também registrou o aumento do contágio em crianças.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/LitoralNorteinfo2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O censo epidemiológico divulgado segunda-feira, 15, pela Secretaria de Saúde aponta taxa de ocupação de 77% em UTI e 54% em Enfermaria.

Para se ter uma ideia, há dois pacientes internados na UPA Covid-19 que são de outros municípios: Natividade da Serra e Ubatuba.

Já na Casa de Saúde Stella Maris, o censo aponta quatro pacientes internados de outras cidades (Itatiba, Ubatuba, Roseira e Itaquaquecetuba), enquanto no Hospital Regional são 10 pacientes, oriundos de Ubatuba, Ilhabela, Taubaté, Campos do Jordão e Guarulhos.

Desde o início da pandemia, Caraguatatuba é exemplo no investimento municipal na montagem de leitos que ficarão como legado para a população, já que preferiu não criar hospitais de campanha que poderiam ser desmontados a qualquer momento.

A cidade disponibiliza hoje 20 leitos de UTI e 16 de Enfermaria na Casa de Saúde Stella Maris, além de mais 20 leitos de UTI e 80 de Enfermaria na UPA Covid-19. Como abriga o Hospital Regional do Litoral Norte, Caraguatatuba conta ainda com 35 leitos de UTI e 22 de Enfermaria já liberados.

A Secretaria de Saúde ressalta que o momento é de alerta por conta da migração natural de pacientes. Por isso, é importante a consciência da população neste momento da Fase Emergencial em Caraguatatuba.

O isolamento social é importante, além de todos os protocolos sanitários. Segundo o índice divulgado pelo Estado, a cidade tem registrado índices abaixo de 50% na taxa de isolamento, o que aumenta a preocupação das autoridades sanitárias da cidade.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!