PRIMEIRA TURMA

Primeiro curso de medicina do Litoral Norte terá início na segunda (1º), em Caraguatatuba

Localizado no complexo do Shopping Serramar, campus Unitau receberá 60 estudantes de medicina neste segundo semestre

Da redação
Publicado em 29/07/2022, às 16h25 - Atualizado às 16h48

FacebookTwitterWhatsApp
Campus Caraguá da Universidade de Taubaté, localizado no complexo do Serramar Praia Shopping Campus UNITAU Caraguá entra em operação com o curso de Medicina na segunda-feira campus caragua - Foto: Divulgação
Campus Caraguá da Universidade de Taubaté, localizado no complexo do Serramar Praia Shopping Campus UNITAU Caraguá entra em operação com o curso de Medicina na segunda-feira campus caragua - Foto: Divulgação

A Universidade de Taubaté (Unitau) inicia na próxima segunda-feira (1º), as atividades do Campus Avançado de Caraguatatuba com as aulas da primeira turma local do curso de Medicina.

Localizado no complexo do Shopping Serramar, o campus receberá 60 estudantes de medicina neste segundo semestre. “A recepção dos nossos novos alunos será feita com grande carinho e com programação construída para que eles se sintam acolhidos e tenham ideia do que os espera nesse curso que tanto sonharam”, conta a professora Dra. Stella Zöllner, diretora do Departamento de Medicina.

A diretora reforça que “o espaço foi preparado de maneira a atender as necessidades pedagógicas do curso, com laboratórios, salas de aula e equipamentos adequados para subsidiar as aulas teóricas e práticas e a convivência com os professores e os demais colegas”. Em relação ao corpo docente, a equipe é formada por professores que também atuam na sede em Taubaté, além de novas contratações.

Os ingressantes serão recebidos, a partir das 8h30, com uma programação especial para apresentação do campus e atividades de integração dos estudantes durante a semana, incluindo visitas a unidades de saúde da prefeitura de Caraguatatuba e à Casa de Saúde Stella Maris.

Uma das questões que motivou a instalação do campus em Caraguá foi a existência de uma rede de saúde consolidada que permita o desenvolvimento de atividades de estágio e residência médica. A cidade conta ainda com o Hospital Regional do Litoral Norte e com o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), mantidos pelo governo do Estado.

A presença da Unitau impacta positivamente a cidade com a promoção da saúde da comunidade local a partir da produção de conhecimento científico e da prestação de serviços por meio de projetos de extensão. “Além dos projetos que desenvolvemos em Taubaté e região, também poderemos criar outros que sejam mais adequados à realidade do Litoral Norte”, destaca a pró-reitora de Extensão, professora Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.

O planejamento da universidade para o campus nos próximos anos ainda conta com a oferta de outros cursos na área de Biociências, como Enfermagem e Psicologia.

Confira a programação da Unitau para a recepção dos alunos em Caraguatatuba

Segunda-feira, 1º de agosto

8h30: Boas-vindas

10h: Café da manhã

14h: Palestra remota “A atitude do cuidado no contexto da pandemia da Covid-19”

16h: Mesa redonda “Importância da humanização no atendimento à saúde e da formação humanística”

Terça-feira, 2 de agosto

8h30: Boas-vindas à disciplina de Anatomia

10h: Palestra “Medicina e Oncologia”

14h: Visita às UBSs Casa Branca/Olaria, Centro/ Sumaré, Tinga, Golfinho, Perequê I e Perequê II (alunos serão divididos em grupos)

Quarta-feira, 3 de agosto

Grupo 1

8h30: Visita à Casa de Saúde Stella Maris

11h30: Oficina de Estetoscópio

Grupo 2

9h: Oficina de Estetoscópio

10h30: Visita à Casa de Saúde Stella Maris

14h: Palestra remota “Exercendo a Medicina em Portugal”

16h: Palestra “Conhecendo Caraguatatuba”

Quinta-feira, 4 de agosto

8h: Mesa redonda sobre liderança estudantil

14h: Palestra “Associação Médica e Prática profissional”

16h: Boas-vindas à disciplina de Embriologia

Sexta-feira, 5 de agosto

8h30: Mesa redonda “Conheça os projetos das pró-reitorias de Extensão, de Pesquisa e Estudantil

10h30: Apresentação projetos de extensão: Projeto Saúde Mental, Projeto Rondon e Projeto Ursinho com mediação do Prof. Dr. Fábio de Assis Pinto

14h: Palestra “Medicina e espiritualidade”

16h: Vivência de práticas integrativas em saúde – aula de ioga/meditação na Praia do Centro

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!