COVID-19

Cubatão segue vacinando profissionais da educação básica em UBS

Imunização é dirigida para os profissionais da educação a partir de 47 anos de idade. É preciso fazer cadastro no Vacina Já para receber a primeira dose

Da redação
Publicado em 21/04/2021, às 17h22 - Atualizado às 19h30

FacebookTwitterWhatsApp
Cubatão segue vacinando profissionais da educação básica em UBS - Divulgação/Prefeitura de Cubatão
Cubatão segue vacinando profissionais da educação básica em UBS - Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Os profissionais da educação básica de Cubatão continuarão recebendo a primeira dose da vacina contra a covid-19 na UBS 31 de Março (rua Antônio Simões de Almeida, s/nº) das 9h às 13h, a partir desta quinta-feira (22).

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNnoticiasdeultimahora2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Nesta primeira etapa, anunciada pelo governo estadual, podem ser vacinados professores do ensino infantil ao médio com aulas atribuídas, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e faxineiras, secretários de escola, diretores e vice-diretores, professores coordenadores pedagógicos e cuidadores com 47 anos ou mais da rede municipal, estadual, federal e particular de ensino.

Para receber a primeira dose da vacina, basta realizar cadastro pelo site https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/. Quem for do público-alvo, receberá uma autorização pelo e-mail cadastrado. No dia da vacinação, é preciso apresentar a autorização (em formato QR code impresso).

Além de documento com foto, CPF e senha a ser entregue pela Secretaria Municipal de Educação. Vale lembrar que o público deve usar máscara de proteção e respeitar o distanciamento social.

Precauções

Em geral, como com todas as vacinas, diante de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Não há evidências, até o momento, de qualquer preocupação de segurança na vacinação de indivíduos com história anterior de infecção ou com anticorpo detectável pelo SARS-CoV-2.

É improvável que a vacinação de indivíduos infectados (em período de incubação) ou assintomáticos tenha um efeito prejudicial sobre a doença.

Entretanto, recomenda-se o adiamento da vacinação nas pessoas com quadro sugestivo de infecção em atividade para se evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais.

Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, idealmente a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

Pacientes que fazem uso de imunoglobulina humana devem ser vacinados com pelo menos um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e a vacina, de forma a não interferir na resposta imunológica.

ATENÇÃO

Não é recomendada a administração de diferentes tipos de vacinas contra a covid-19; não há estudos que comprovem maior resposta imunológica quando são administrados no mesmo indivíduo vários tipos vacinas contra a covid-19.

A inaptidão temporária a doação de sangue e componentes associada ao uso de vacinas são:

Vacina adsorvida covid-19 (inativada) – Sinovac/Butantan: 48 horas após cada dose.

Vacina covid-19 (recombinante) – AstraZeneca/Fiocruz: 7 dias após cada dose.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!