VERDADE OU CONSEQUÊNCIA?

Em Cubatão (SP), vereador denuncia redução de leitos e prefeitura rebate com alerta contra fake news

Toninho Vieira (PP) falou em aditamento de R$ 6 milhões e pediu a opinião dos moradores sobre contrato

da Redação
Publicado em 19/04/2021, às 16h24 - Atualizado às 16h36

FacebookTwitterWhatsApp
Redução de 15 para 10 leitos foi desmentida pela prefeitura - Reprodução/ Prefeitura de Cubatão
Redução de 15 para 10 leitos foi desmentida pela prefeitura - Reprodução/ Prefeitura de Cubatão

Preocupado com as medidas de enfrentamento à Covid-19 em Cubatão (SP) o vereador Toninho Vieira (PP) denunciou redução de 15 para 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTIs no Hospital Municipal. A afirmação foi feita por meio das redes socias, na sexta-feira, 16, e rebatida pela prefeitura. Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=b7TfCgIE7n4

O parlamentar perguntou a opinião dos seguidores e, citou o aditamento de contrato no valor de R$ 6,3 milhões por parte da prefeitura para implantação do que, segundo ele, seriam cinco leitos a menos do que já existe. Fato esse que lhe deixou “indignado, revoltado com o governo municipal”.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Nos comentários dezenas de moradores externaram opiniões, caso da Daniela Santos. “Tem que haver denúncia pois o povo é quem sofre”; e do Alexandre Goulart. “Será que a Secretaria de Saúde entregará os contratos licitatórios ou vai agir de maneira arbitrária como fez na sessão de prestação de contas da covid? A CPI da pandemia vai chegar em Cubatão”

Versão da prefeitura

Por meio de nota a prefeitura de Cubatão rebateu o que seria uma falsa acusação:

“As informações contidas no extrato de aditamento publicado nesta data referem-se a 23 de fevereiro, momento em que a cidade ainda não enfrentava a segunda onda da doença. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece, ainda, que o comitê de enfrentamento à Covid-19, que acompanha diretamente a evolução da doença na cidade, opinou pelo aumento de leitos, novamente, quando o cenário da doença se agravou”

A prefeitura ainda repudiou toda e qualquer prática de proliferação de fake news e de sentimento de terror à população, principalmente quando essas informações são carregadas de natureza política ou ideológica.

Novos leitos no PS Central

Em paralelo à nota, a prefeitura informou que o Pronto Socorro Central – PSC de Cubatão prepara nesse momento a abertura de seis novos leitos clínicos, com respiradores e monitores para serem usados no atendimento à Covid-19. Três deles têm condições de serem transformados em unidades semi-intensivas.

Os leitos estão sendo implantados em duas salas onde atuavam as equipes do administrativo, deslocadas já para um anexo na área externa da unidade. O PSC contará também com mais uma ambulância UTI.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!