GUERRA CONTRA AEDES AEGYPTI

Prefeito Ademário fecha o cerco contra doenças causadas pelo Aedes Aegypti

Objetivo é eliminar focos do mosquito, além de conscientizar a população sobre a importância em ser parceira neste combate

Redação
Publicado em 28/02/2024, às 07h38 - Atualizado às 09h59

FacebookTwitterWhatsApp
Agentes de combate estão nas ruas para combater o mosquito - Divulgação: prefeitura de Cubatão
Agentes de combate estão nas ruas para combater o mosquito - Divulgação: prefeitura de Cubatão

O cerco contra as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti está se fechando em Cubatão. Por determinação do prefeito Ademário Oliveira, agentes de endemias da Secretaria de Saúde têm percorrido bairros da cidade em busca de focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, além de passar orientações para a população ficar atenta a objetos e locais que possam acumular água e favorecer a proliferação de larvas.

O prefeito Ademário Oliveira reforça que é necessário concentrar todos os esforços para evitar a proliferação do mosquito. “Este grupo técnico será fundamental para traçar estratégias e ações de combate. A prefeitura tem cumprido o papel dela, colocando os agentes nas ruas e disponibilizando recursos para atender a todos. Contamos também com a ajuda dos moradores para receber estes trabalhadores e serem parceiros nesta guerra contra o mosquito”, completou o prefeito.

As ações começaram na sexta-feira (23), quando a equipe esteve nas ruas da Vila Elizabeth e Jardim Costa e Silva. Foram 484 residências visitadas. De acordo com o diretor de Vigilância à Saúde, Rilson Melo, os agentes encontraram larvas do mosquito da dengue em quatro locais.

agentes da dengue
Agentes detectam que locais que acumulam mais água são ralos e lonas -  Divulgação: prefeitura de Cubatão

Durante as visitas, verificou-se que os locais mais propensos ao acúmulo de água limpa foram ralos e lonas de cobertura. De acordo com a prefeitura, além das atividades de rotina diária de combate ao mosquito, as equipes farão, às sextas-feira, varreduras em bairros da cidade com a equipe de endemias completa. Vale destacar que os agentes estão sempre uniformizados e identificados; é importante que os moradores permitam a entrada destas pessoas.

agentes da dengue
Grupo técnico de combate à dengue é criado na cidade - Divulgação: prefeitura de Cubatão

GRUPO TÉCNICO DE COMBATE À DENGUE

Na semana passada, foi criado e instituído um grupo técnico de combate à dengue,  pela Secretaria de Saúde, durante encontro no Hospital Municipal de Cubatão. O objetivo é traçar as estratégias do município frente ao cenário nacional de epidemia, inclusive, com ações de testagem e ampliação do atendimento.

Em Cubatão, o atendimento aos casos suspeitos de dengue é feito nas unidades de urgência e emergência: pronto-socorro central e pronto-socorro infantil, na região central, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Jardim Casqueiro.

O grupo é formado por integrantes da Secretaria de Saúde, Diretoria de Vigilância à Saúde, Serviço de Vigilância Epidemiológica, Serviço de Controle de Zoonoses, Samu, Pronto-Socorro, Atenção Básica e Hospital Municipal de Cubatão.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!